Um total de 253 metalúrgicos sindicalizados e familiares vão participar de um passeio à Fazenda Ipanema (Flona) neste domingo, dia 6, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.
Os ônibus fretados pelo Sindicato partem da sede da entidade em Sorocaba às 9h do dia 6, sem atraso. O retorno está previsto para as 15h do mesmo dia. O transporte, o valor da entrada e os guias turísticos são por conta do Sindicato.
Os visitantes poderão percorrer trilhas no Morro Ipanema e visitar importantes monumentos e construções históricas.
As reservas de vagas para o passeio ficaram abertas por 10 dias e encerraram-se às 18 horas desta quarta, dia 2.
Atrativos
A Floresta Nacional de Ipanema (Flona), próxima a Sorocaba-SP, tem fortes ligações com a história da metalurgia no Continente Americano. Por volta de 1590, os bandeirantes Afonso Sardinha (pai e filho) instalaram um forno rústico no local para produzir artefatos de ferro. Já em 1811, por ordem do rei Dom João VI, foi inaugurado um dos maiores empreendimentos industriais do Continente até então: a Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema.
As ruínas dos fornos dos Sardinha, bem como toda a estrutura da fábrica de ferro estão abertas à visitação.
Outro atrativo da Fazenda é a reserva ecológica. São 5.180 hectares de matas, com plantas e animais livres em seu habitat natural. O local abriga aproximadamente 26% de todas as espécies de animais existentes no estado de São Paulo.
Em abril de 2007, a primeira excursão do sindicato à Fazenda Ipanema reuniu mais de 200 metalúrgicos e familiares, que passaram o dia no local.