A direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou nesta semana duas reuniões com sócios remidos da entidade. Os encontros aconteceram na terça-feira, 23, e na quinta-feira, 25.
O secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, explicou que a direção do Sindicato tem como diretriz para esse mandato se aproximar dos sócios remidos. “São inúmeros companheiros que fizeram parte dessa entidade e muito contribuíram para que o somos hoje. Esse encontro é um primeiro passo para construirmos diversas ações juntos, principalmente através do nosso Comitê dos Aposentados (CSA)”.
Nelson Gonçalves, secretário geral da Associação dos Metalúrgicos Aposentados de Sorocaba e Região (Amaso), também participou da atividade. “Nossa entidade tem o compromisso de trabalhar e defender o metalúrgico aposentado. Por isso, esse é um momento muito importante de estarmos reunidos e para convidar para fazer parte da nossa associação”.
A atividade contou com a presença do economista Fernando Lima, da subseção do Dieese do SMetal, que destacou a atual situação econômica do Brasil que afeta principalmente os aposentados.
Os advogados Márcio Mendes e Osana Leite também participaram do encontro e trouxeram diversos temas relacionados aos trabalhadores aposentados, além de responder a dúvidas dos participantes.
Diversos encaminhamentos foram tirados da reunião, como a realização de um encontro para debater exclusivamente previdência social, atividade de lazer e cultura, além de ampliar a participação dos sócios remidos na vida sindical.
“Foram dois encontros muito produtivos e de aprendizado. Ficamos muito felizes que essas pessoas se dispuseram a vir até aqui e falar seus anseios. Todas as reivindicações serão estudadas e, dentro que é possível, vamos dar retorno para os companheiros”, finaliza Izidio de Brito.