O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) comemora, neste mês de abril, 60 anos de trajetória nos embates trabalhistas dentro das fábricas e também ao lado dos movimentos populares.
Faz parte da programação de aniversário a criação do hotsite www.smetal.org.br/60anos , que foi ao ar nesta semana, com textos, imagens, vídeos e outras publicações que mostram a construção do Sindicato, que foi criado na mesma época que a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Aliás, foi um dos primeiros sindicatos do país a se filiar à Central. Hoje, com a base da categoria dos metalúrgicos na casa dos 45 mil trabalhadores, a entidade se orgulha de participar da transformação da sociedade, sempre atenta às demandas sociais.
Por isso, conforme o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva, a comemoração contempla também uma homenagem a todos os ex-dirigentes do Sindicato, figuras ilustres que contribuíram para o desenvolvimento da entidade.
Essa homenagem será feita por meio da entrega do Cartão Sócio Ouro, em evento que será realizado no próximo dia 28, às 19h, em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba. Durante a solenidade, será lançada a Revista comemorativa dos 60 anos.
Antes, no dia 24, às 19h, na sede do Sindicato, haverá a inauguração do busto do líder metalúrgico Wilson Fernando da Silva, o Bolinha, e o relançamento do livro “Companheiros: A hora e a Vez dos Metalúrgicos de Sorocaba”, do jornalista Carlos Araújo.