Consulte seu extrato

Sindicato cobra regularização do FGTS na categoria

Você sabia que o trabalhador só pode pleitear na Justiça o depósito do FGTS dos últimos 5 anos? Por isso, o SMetal tem atuado para que empresas mantenham a contribuição em dia; denuncie irregularidade

Divulgação
Uma das formas de consultar o extrato do FGTS é pelo aplicativo no celular; se houver qualquer erro no depósito do Fundo, denuncie

Você sabia que o trabalhador e a trabalhadora só podem pleitear na Justiça o depósito do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) dos últimos cinco anos? Ou seja, se ele trabalhou por 15 anos em um local e, quando demitido, descobre que a empresa não pagava corretamente, ele pode deixar de receber 10 anos da contribuição.

Por isso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) tem atuado para que as empresas da categoria mantenham o FGTS de seus funcionários em dia. Recentemente, a entidade recebeu denúncias da falta de depósitos em 13 empresas e tem cobrado a regularização. São elas: Aços MR, Unimap, Spica, Center Peças, Sorodiesel, MaxiFlow, L&L Calhas e Coifas, Brunko, MN Estruturas e Caçambas, VMX, VTL, Promisa e Jimenez Motores e Irrigação.

Para evitar perdas na hora de demissão, o (a) trabalhador (a) deve checar se a empresa está depositando corretamente o seu FGTS e, qualquer irregularidade, deve denunciar ao Sindicato. A denúncia pode ser feita a um membro do CSE; pessoalmente na sede do SMetal; pelo telefone no (15) 3334-5400; ou de forma sigilosa pelo Portal SMetal, no www.smetal.org.br/denuncie

Saiba como consultar seu extrato do FGTS:

PESSOALMENTE – Ir até uma Agência da Caixa e solicitar seu extrato.

SITE – Basta se cadastrar no site da Caixa. Você precisará do número do seu NIS (PIS / PASEP), uma senha (cadastre uma ou use a senha do seu Cartão Cidadão).

SMS – Faça o cadastro gratuito no site da Caixa e receba mensalmente, pelo celular, informações sobre saldo, extrato, depósito, correções e saques.

APP FGTS – Pode baixar o aplicativo FGTS, disponível para iOS, Android e Windows Phone, para acompanhar seu extrato.

denuncie deposito fgts Fundo garantia justiça prescrição sindicato SMETAL