Dirigentes de sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP) realizaram na manhã desta segunda-feira, dia 31, na região central de Sorocaba, distribuição de um informativo sobre projetos do governo federal que ameaçam direitos sociais e trabalhistas.
O informativo, assinado pela CUT/SP, contém informações sobre as principais propostas governistas que tramitam na Câmara e no Senado Federal.
“Esses projetos de Temer e seus aliados, além de precarizar as relações de trabalho, retrocedem no campo dos direitos sociais previstos na Constituição e ameaçam conquistas obtidas nas últimas décadas”, afirma Paula Proença, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Vestuário e membro da subsede da CUT em Sorocaba.
Os temas abordados no informativo são:
– PLS 30, que permite a terceirização ilimitada e precariza às condições de trabalho.
– Medida Provisória (MP) 746/2016, que sucateia o ensino público, fechando salas de aula e retirando disciplinas como filosofia, sociologia, artes e educação física.
– PL 4567/16, que prevê apenas 30% de participação da Petrobras na exploração do pré-sal e diminui os investimentos em educação e saúde.
– Proposta de Emenda à Constituição 241 (PEC 241), que congela gastos públicos em áreas vitais para a população, como saúde e educação, por 20 anos. Aprovada na Câmara, essa proposta foi para o Senado e teve o nome mudado para PEC 55.
Na panfletagem os dirigentes conversavam com a população e pediam a união para ajudarem a pressionar deputados e senadores a não aprovarem essas medidas. O panfleto traz também informações sobre o dia 11 de novembro, para o qual a central está planejando um dia nacional de greve.