Acontece nesta sexta-feira, dia 23, a Assembleia Geral para apresentação e aprovação da pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2023, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A primeira chamada está marcada para às 18h e a segunda, às 18h30. Todo trabalhador e trabalhadora da categoria deve participar – seja associado ou não ao Sindicato.
Além da pauta de reivindicações, serão exibidas e colocadas para a deliberação dos metalúrgicos o slogan, a identidade visual e os eixos da Campanha Salarial deste ano. A proposta foi aprovada em plenária estatutária da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP), realizada no último sábado, 17, em Cajamar.
Como em anos anteriores, serão apresentados dois tipos de pauta – cheia ou parcial. Nas bancadas patronais do Sicetel, Siescomet, Siniem, Sindratar, Sifesp, Sindifupi, Grupo 10 (Fiesp e Aeroespacial), Grupo 8.3 (Simefre, Sinafer e Siamfesp) e G2 (Sindimaq E Sinaees), a pauta é cheia. Isso significa que serão discutidas as questões econômicas e sociais da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Nos demais grupos – Sindicel e Grupo 3 (Sindipeças, Sinpa e Sindiforja) – a pauta a ser protocolada será a parcial, pois as CCTs possuem vigência até 2024. Por isso, em 2023, serão negociadas somente as cláusulas econômicas, como reajuste no piso e nos salários.
“A participação de todos os metalúrgicos e metalúrgicas de Sorocaba e região é imprescindível, pois é a força do trabalhador, unido à experiência e empenho do Sindicato e da Federação, que fazem a diferença em uma negociação. Quanto mais mobilização e unidade, mais a luta se fortalece”, destaca o presidente da entidade, Leandro Soares.
A sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região fica na rua Julio Hanser, 140, bairro Lageado – próximo à Rodoviária de Sorocaba. Em 2022, o trabalho da FEM-CUT/SP e dos Sindicatos filiados garantiu pelo menos 9% de reajuste salarial, além da renovação das cláusulas das Convenções Coletivas de Trabalho, beneficiando mais de 150 mil metalúrgicos e metalúrgicas da base da entidade em todo estado.
Como está a inflação?
Desde a última data-base (setembro de 2022), o INPC está acumulado em 4,05% em nove meses. Isso significa que ainda faltam três meses para ser definido o total de perdas da categoria com a inflação, que serve de parâmetro nas negociações da Campanha Salarial dos Metalúrgicos da CUT.
No mesmo período do ano passado, a inflação estava acumulada em 9,05%. O INPC de maio foi divulgado pelo IBGE no dia 7 de junho e registrou alta de 0,36%. O índice do mês de junho será publicado no dia 11 de julho.