Entre 2016 e 2022, a população brasileira sentiu os reflexos de políticas como a reforma trabalhista e da previdência. Além disso, o desemprego superou o percentual de 14% em 2021, segundo o IBGE.
Com a eleição de Lula em 2023, as ações voltadas para o bem-estar da população foram retomadas. Como resultado, a ONU relatou queda de 85% na insegurança alimentar severa e o desemprego caiu para 6,6% entre junho e agosto, ainda de acordo com o IBGE. O que demonstra a importância da escolha de projetos políticos em prol dos trabalhadores.
Historicamente, os metalúrgicos de Sorocaba e região sempre lutaram pela democracia e pelos direitos trabalhistas. Defendendo bandeiras, como: combate à fome e à pobreza, valorização dos salários, trabalhos dignos e seguros, entre outras.
“O SMetal não luta apenas por quem está no chão de fábrica, mas pelo conjunto da classe trabalhadora. O acesso ao transporte, a educação, a saúde pública são direitos que, infelizmente, não são garantidos integralmente pelo Estado”, lamenta o presidente do SMetal, Leandro Soares.
Soares lembra, ainda, que, regionalmente falando, os sorocabanos têm acompanhado uma política que está alinhada com os ataques aos direitos trabalhistas, para além de representar, muitas vezes, uma política de corrupção. “O atual prefeito da cidade, por exemplo, passa por diversas investigações e está com suas contas pessoais bloqueadas pela justiça. E, para completar, quer se reeleger”, reitera Leandro.
Ações como essas representam retrocessos não somente para os metalúrgicos, mas para toda a cidade. Escândalos financeiros foram protagonizados, nos últimos anos, por lideranças de partidos como Partido Liberal (PL), Republicanos, entre outros, que representam projetos de extrema direta para o país. “Quem concede espaço para ganhar dinheiro por meios ilícitos, pensando em maximizar sua própria fortuna, jamais poderá governar uma cidade em prol dos trabalhadores e daqueles com menor renda”, finaliza Leandro.
Veja abaixo um guia de como se orientar para escolher candidatos aliados aos trabalhadores e que defendem as bandeiras do SMetal.