Com palestras, teatro e atividades comunitárias, segue até sábado a programação da 10ª Semana Sindical de Saúde e Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sesispat) do SMetal. A Sesispat começou na segunda-feira, dia 10. A participação é aberta ao público e gratuita.
Nesta quinta-feira, dia 13, haverá palestras na sede do Sindicato em Sorocaba sobre sedentarismo, às 8h30 e às 15h. Também na sede, às 19h, o médico do trabalho Paulo Kaufmann abordará o tema “A saúde do trabalhador no novo governo: Ideias novas?”.
Na sexta, uma palestra, às 9h, na sede do SMetal, com Arline Abel Arcuri, pesquisadora da Fundacentro, vai abordar a nanotecnologia e seus impactos para os trabalhadores.
No sábado, a Sesispat termina com serviços de
saúde na Associação de Moradores da Vila Helena, Rua Artur Gonçalves, 637 (Quadrinha) das 9h às 14h.
Primeiros dias
A 10ª Sesispat começou na noite de segunda-feira, dia 10, com uma palestra do advogado Imar Eduardo Rodrigues sobre diabetes, na sede do SMetal.
Na terça, os palestrantes foram o médico do trabalho
Roberto Ruiz e a jornalista Fernanda Ikedo, que dissertaram sobre reabilitação profissional. Durante o evento, foi lançado o livro “Trabalhar e Adoecer na Agroindústria”, trabalho de pesquisa organizado por Ruiz e Ikedo.
Na quarta, às 19h, o palestrante foi o médico Nilton Teixeira, perito judicial e especialista em Medicina do Trabalho.
Todos os dias, o grupo Teatro, Histórias e Canções apresenta esquetes teatrais sobre saúde ocupacional em portas de fábricas.