A 9ª Semana Sindical de Saúde e Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sesispat) deste ano será de 15 a 19 de outubro. A participação no evento, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, é gratuita e aberta ao público em geral, sem necessidade de confirmação prévia.
O objetivo da Sesispat, desde 2004, é estimular o debate, na categoria metalúrgica e na sociedade, de temas relacionados à saúde, à qualidade de vida e à integridade física dos trabalhadores, tanto nas empresas quanto na comunidade.
A programação do evento inclui palestras, debates, orientações e serviços básicos de saúde no encerramento.
Este ano, o tema da Sesispat é “Saúde não tem preço, mas doença custa caro” e procura avaliar o impacto econômico das doenças e acidentes ocupacionais na vida do trabalhador e nas estruturas públicas de saúde e de previdência social voltadas para o atendimento às vítimas dessas ocorrências.
Texto na internet
O texto-base da 9ª Sesispat, que justifica o tema escolhido para este ano, está disponível na página do SMetal (clique aqui para ler).
“Todos os interessados estão convidados a participar das atividades da Sesispat, independente de serem metalúrgicos ou serem sindicalizados. Cada participante tem potencial para ser um multiplicador das informações debatidas no evento. E esse é um meio muito eficaz de divulgar as orientações à população, nas fábricas e nos bairros”, afirma Ailton da Silva, o Madruga, coordenador da secretaria de Saúde do Sindicato.
Confira abaixo a programação da 9ª Sesispat: