Busca
Busca
Reivindicações

Sem PPR, trabalhadores da Heller podem entrar em greve

Trabalhadores da Heller, fabricante de bens de capital instalada na zona industrial de Sorocaba, participaram na manhã desta quarta-feira, dia 4, de um protesto liderado pelo Sindicato dos Metalúrgico

Imprensa SMetal

Trabalhadores da Heller, fabricante de bens de capital instalada na zona industrial de Sorocaba, participaram na manhã desta quarta-feira, dia 4, de um protesto liderado pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Entre outros itens, os trabalhadores reivindicam uma proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2013.

Nesta quarta, o Sindicato protocolou uma pauta de reivindicações e um comunicado de greve. “caso a empresa não apresente propostas nos próximos dias, os trabalhadores poderão entrar em greve por tempo indeterminado”, afirma João Evangelista, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Além do PPR, a pauta entregue à empresa reivindica redução da jornada de trabalho (de 44 horas semanais para 42h30, igual ao do pessoal do administrativo) e diminuição dos descontos referentes a convênio médico e ticket alimentação.

De acordo com Evangelista, apenas nos últimos dias a Heller apresentou uma proposta de PPR deste ano, porém, o valor foi considerado insuficiente pelos trabalhadores. “Enquanto na grande maioria das empresas os acordos de PPR de 2013 já foram fechados, com valores maiores do que do ano passado, a Heller apresentou uma proposta que é 50% menos do que a fechada em 2012”, comenta.

Diante do valor de PPR proposto, a Heller alegou ao Sindicato que tem passado por dificuldades financeiras. “A empresa diz que está no ‘vermelho’, mas os trabalhadores têm feito bastante hora extra. O que é uma contradição, pois se ela está produzindo, certamente está faturando”, acrescenta Evangelista.

A Heller produz máquinas operatrizes, tem cerca de 200 funcionários e está instalada em Aparecidinha, zona industrial de Sorocaba.

tags
heller negociação sindicato dos metalurgicos de sorocaba paralisação possivel greve PPR
VEJA
TAMBÉM