Após o Jornal Hoje, da Globo, mostrar em rede nacional, na terça-feira, dia 19, os dilemas dos pacientes que precisam viajar para outras cidades, como Guarulhos, para fazer o tratamento de radioterapia, o secretário municipal da saúde, Antonio Francisco Fernandes, deixa clara a negligência do governo do Estado de São Paulo sobre a questão.
A prefeitura de Sorocaba e o governo do estado são administrados pelo mesmo partido, o PSDB.
O secretário gravou um depoimento em vídeo, divulgado ontem (20) pela assessoria de comunicação da Prefeitura, em rede social, no qual explica que há somente um equipamento para radioterapia em Sorocaba, que fica no hospital Santa Casa, mas que já está com agenda lotada de segunda a segunda (SIC), 24 horas por dia.
O secretário ressalta que “não adianta incentivo financeiro para o município de Sorocaba para se fazer mais radioterapia. É preciso sensibilidade do Estado que é quem credencia os serviços de radioterapia para que habilite mais um serviço em Sorocaba ou próximo de Sorocaba para que nossos pacientes possam fazer esse tratamento penoso, difícil, porém necessário”.
Em um trecho contraditório de seu depoimento em vídeo, Fernandes conta que “pouco tempo atrás tínhamos fila e ameaça de falta de tratamento. Hoje, não temos fila, porém temos a dificuldade de alguns pacientes terem que fazer o tratamento fora de Sorocaba”.
Ainda segundo o secretário, como o Estado não providencia o credenciamento para outro equipamento de radioterapia, o município está organizando o transporte para levar esses pacientes até outras cidades.