Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba apresentou na segunda-feira, dia 05, o boletim epidemiológico da Influenza. De acordo com as informações não há nenhum caso aguardando resultado de exame até esta data.
As informações apresentadas são referentes ao período que compreende as Semanas Epidemiológicas (SE) de 01 a 34, além dos casos notificados de 01 de janeiro a 27 de agosto. A Divisão destaca que o período de maior atividade viral no município foi entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 15 a 24, que compreende os meses de abril a junho.
De acordo com a SES a vigilância é realizada por meio do monitoramento de Síndrome Gripal (SG) em Unidade Sentinela (US) e da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de casos internados.
Em Sorocaba foram 214 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Destas, 51 (23,8%) foram confirmados para Influenza A (H1N1) e 163 (76,2%) classificadas como não especificada, ou seja, descartada para influenza.
Dos 46 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave, 12 (26,1%) foram confirmados para Influenza A(H1N1) e 34 (73,9%) foram classificados como síndrome não especificada.
No município a campanha de vacinação foi encerrada oficialmente no dia 17 de junho e foram aplicadas 184.584 doses. Mas a vacinação continua em todas as Unidades Básicas de Saúde durante o horário de funcionamento, para o grupo de risco priorizado pelo Ministério da Saúde, enquanto houverem estoques da vacina.