A importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e de prezar pela segurança e saúde do trabalhador tem sido pauta constante nas assembleias realizadas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Somente neste ano, cinco metalúrgicos morreram e dois ficaram gravemente feridos após acidentes de trabalho em Sorocaba e região. Para o Sindicato, a CIPA é fundamental para garantir a preservação da saúde e evitar que outras vidas sejam interrompidas.
“Realizar inspeções constantes no local de trabalho, fiscalizar a utilização correta de EPI (equipamento de proteção individual) e irregularidades na empresa, são algumas das principais funções da CIPA. Porém, ter o comprometimento em cuidar do outro, com disposição para lutar pelo coletivo, é o que faz do trabalhador um bom cipeiro”, afirma o diretor executivo Antonio Welber Filho (Bizu), responsável pela pasta da saúde do Sindicato.
O calendário para realização das assembleias está sendo construído baseado no período das eleições de CIPA nas fábricas metalúrgicas. O SMetal já esteve em empresas como Gerdau, em Araçariguama; Dental Morelli; Metso e Jaraguá, falando sobre a importância de eleger cipeiros sérios e atuantes e sobre a política de prevenção de acidentes do Sindicato.
Informação
Para fortalecer a comunicação com os trabalhadores, partir desta semana, os dirigentes dos SMetal começam também a distribuir material com orientações sobre a CIPA durante as assembleias.
“E se houver alguma dúvida, o Sindicato está de portas abertas para receber o trabalhador que queira saber mais sobre as funções de um cipeiro e as normas regulamentadoras (NRs) relacionadas à saúde e segurança no trabalho”, assegura o secretário de administração e finanças do SMetal, Tiago Almeida do Nascimento.
DENUNCIE
Qualquer irregularidade – o ritmo de produção, assédio, pressão, falta de EPIs, falta de treinamento, ser colocado em condições perigosas que possam colocar a sua vida ou a de outros em risco, locais e situações insalubres – deve ser denunciada. Acesse: www.smetal.org.br/denuncie ou vá até uma das sedes do SMetal.