O São Bento teve uma estreia suada nas semifinais da série A2 do Paulistão, ao empatar em 2 a 2 com o Oeste, de Barueri, no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, na noite deste sábado, 2.
Depois da goleada histórica sobre o XV de Piracicaba, na última quarta-feira, 31, o jogo deste sábado foi uma tortura para a torcida, que comemorou o empate quase como uma vitória, já que o Oeste chegou a abrir 2 a 0 no São Bento.
A segunda e decisiva partida acontecerá no sábado, 9, a partir das 19h, na casa do adversário. Se também terminar empatada, será definida nos pênaltis.
O primeiro tempo foi desfavorável ao Bentão, com predominância do Oeste em campo. A equipe de Sorocaba correu bastante, tocou muito na bola, mas criou poucas oportunidades, que foram desperdiçadas.
Aos 18 minutos, Jeferson Feijão, do Oeste, avançou pela ponta direita e cruzou próximo à linha da grande área, acertando o braço de Diego Sacoman. O árbitro Thiago Lourenço de Mattos marcou o pênalti, que foi contestado pelos são-bentistas, convictos de que a bola no braço não justificava a penalidade. Bruno Lopes bateu no centro enquanto o goleiro Zé Carlos arriscava no canto direito, sem chance de defesa.
A partir daí, o São Bento ensaiou uma reação, mas sem levar perigo ao gol do Oeste. A partida se complicou ainda mais aos 39’, quando Léo Ceará recebeu a bola a meio caminho entre a grande área e o meio de campo, rolou e chutou com força e precisão, encobrindo o goleiro Zé Carlos, num tiro de longa distância.
O São Bento reagiu no segundo tempo, embora com dificuldade a princípio. A recuperação começou aos 17’, quando o camisa 10 Diogo Oliveira, em jogada solitária, recebeu na ponta direita, fez um bonito corte na zaga e chutou com força, acertando o canto direito do goleiro Fernando Henrique, que ainda conseguiu tocar na bola.
O gol de Diogo Oliveira reanimou a torcida são-bentista, que acompanhava a partida sem muita esperança, e movimentou o jogo, levando o São Bento a aumentar a pressão sobre o Oeste. O resultado não demorou. Aos 38’ do segundo tempo, Wilson Jr aproveitou um rebote da defesa do Oeste, após cruzamento de Eliandro, e marcou o segundo do São Bento.
Os confrontos do próximo sábado definirão os finalistas do Paulistão. Tanto o campeão quanto o vice da série A2 têm acesso garantido à primeira divisão – a divisão de elite do campeonato. Na outra partida das semifinais, o Rio Claro enfrentará a Portuguesa, que venceu o primeiro jogo deste sábado por 1 a 0.
SMetal apoia o São Bento
Para a campanha deste ano, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) retomou a parceria oficial com o São Bento e traz, inclusive, a logo da entidade na camisa do Azulão. A parceria faz parte do modelo de atuação do SMetal conhecido como “Sindicato Cidadão”, que o credencia a se envolver em ações em defesa de direitos sociais, como cultura, educação, esporte, entre outras.