Busca
Evento

Salão do Automóvel comprova investimentos de montadoras após Inovar-Auto

O 28º Salão do Automóvel, que acontece até domingo (9) em SP, tem como foco nesta edição os nacionais. O evento é o primeiro realizado após a implantação do Novo Regime Au­tomotivo, o Inovar-Auto

Imprensa Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Divulgação

O evento vai até domingo, dia 9, e acontece em São Paulo

O 28º Salão do Automóvel, que acontece até domingo (9) em São Paulo, tem como foco nesta edição os nacionais. O evento é o primeiro realizado após a implantação do Novo Regime Au­tomotivo, o Inovar-Auto, e demonstra claramente a preocupação das empresas de automóveis em aumentar sua produção aqui.

“Para ter acesso ao Inovar-Auto, as montadoras terão que aumentar seu conteúdo nacional, investir em tecnologias para produzir motores que gastem e poluam menos”, destacou o diretor de Organização do Sindicato e CSE na Volks, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, em entrevista ao Portal do SMABC. “Por isto os Metalúrgicos do ABC mantém permanentemente um diálogo aberto com o governo sobre o tema”, prosseguiu.

A Volks, a Ford e a Toyota, as três montadoras de carros com plantas no ABC, destacaram os lan­çamentos em plataformas globais com a exposição do Novo Jetta, do New Fiesta e do Prius, em seus estandes na feira.
“Ao restringir a importação de veículos, o Inovar­-Auto estimula as montadoras instaladas aqui a fa­zerem carros com atributos técnicos que permitam sua exportação”, disse o dirigente.

“Para destacar a segurança do UP!, por exemplo, a Volks expôs uma unidade praticamente desmon­tada, na qual as cores da estrutura identificam os aços de alta resistência utilizados”, afirmou (saiba mais ao lado).
No estande da Fiat, Bigodinho e Aroaldo lembraram que a montadora deu um importante passo vindo buscar tecnologia no ABC, a partir do Inovar-Auto, com anúncio de investimento na compra de ferra­mentais no valor de R$ 5 bilhões.

Inovar-Auto

Em vigor desde janeiro de 2013, diversas monta­doras se habilitaram às novas regras do Inovar-Auto e se comprometeram a modernizar a produção de carros no País nos próximos anos com investi­mentos estimados de R$ 14 bilhões em pesquisas, desenvolvimento e engenharia automotiva.

Como é a maior feira automobilística da Amé­rica Latina e vitrine para as montadoras mostra­rem suas novidades, o Salão do Automóvel é uma referência para estas empresas alavancarem suas vendas nestes últimos meses do ano.

Volks, Ford e Toyota aproveitaram a ocasião para apresentarem modelos que já produzem ou produzirão no ABC como resultado do Inovar­-Auto.

Destaques

A Ford expõe o New Fiesta produzido na fábrica de São Bernardo, que conta com mais tecnologia embarcada e é resultado da negociação do Sindi­cato com a empresa, que garantiu investimentos na planta com a adequação da linha para plata­forma global.

Um dos destaques da Volks na feira é o Jetta, cuja montagem final será realizada na planta Anchieta como consequência do acordo nego­ciado em 2012 entre o Sindicato e a montadora e aprovado pelos trabalhadores em assembleia.

Estas negociações e o Novo Regime Automoti­vo garantiram também uma plataforma mundial para produção de novos modelos.

No caso do Jetta, o Sindicato não quer apenas a montagem final, mas luta para realizar todo o processo de fabricação na planta Anchieta. O sedan é produzido hoje no México.

Sua montagem final começará a partir do pri­meiro semestre de 2015 e a linha do sedã médio, que recebeu mudanças no visual e no interior, foi apresentada no Salão do Automóvel.

Já a Toyota aceitou discutir com o governo federal e os Metalúrgicos do ABC a produção, em São Bernardo, de um carro híbrido com motor à combustão, que pode ser tanto a álcool ou gaso­lina, associado a um motor elétrico.

Com o Inovar-Auto, a fabricação de um car­ro movido tanto com motor flex como elétrico tornou-se fundamental para que o Brasil atinja imediatamente uma tecnologia que, segundo as montadoras tradicionais, só seria alcançada daqui a 15 anos ou mais.

Futuramente, a Mercedes-Benz também ins­talará no Brasil uma fábrica de carros.

tags
inovar-auto investimento montadora Salão do Automóvel são paulo
VEJA
TAMBÉM