Busca
Prevenção de acidentes

Saiba tudo sobre a NR-12, a norma que regulamenta máquinas e equipamentos

No SMetal Descomplica, o vice-presidente do SMetal explica como funciona a NR12 e fala sobre a sua importância

Imprensa SMetal
Imprensa SMetal

O dia 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e, por isso, ao longo desta semana o SMetal está divulgando uma série de conteúdos sobre o tema.

No SMetal Descomplica, o vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e secretário de saúde do trabalhador da Central Única dos Trabalhadores (CUT-SP), Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), abordou a Norma Regulamentadora nº 12 (NR12), que regulamenta máquinas e equipamentos.

A NR12, estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), visa garantir a segurança na operação de máquinas e equipamentos industriais. A norma abrange diversos tipos de riscos, incluindo mecânicos, elétricos e ergonômicos. 

Para Verdinho, a norma é fundamental para assegurar que as empresas proporcionem um ambiente de trabalho seguro para os trabalhadores, eliminando ou minimizando os riscos associados ao manuseio de máquinas. O dirigente explica que a NR12 exige medidas específicas para mitigar esses riscos, como o isolamento elétrico e a melhoria da ergonomia das estações de trabalho.

“A NR12 traz segurança e obrigatoriedade para que as empresas mantenham um local de trabalho seguro para os operadores de máquinas. Ela define diretrizes e responsabilidades que as empresas devem cumprir para garantir um ambiente de trabalho seguro e responsável, evitando lesões e acidentes”, explica.

A norma impõe uma série de requisitos técnicos que as empresas devem observar. Isso inclui proteções físicas, ergonomia adequada e instalações seguras.

Os empregadores têm a obrigação de adaptar suas máquinas às exigências da NR12. Verdinho explica que isso inclui a instalação de proteções individuais e o enclausuramento de máquinas. 

“Os fiscais têm a obrigação de fiscalizar se as empresas estão cumprindo. E ela não cumprindo, as sanções são multas que são estabelecidas pelo próprio Ministério do Trabalho e Empregos e, em não resolvendo o problema, em uma reincidência, a empresa pode até ser fechada”, diz Verdinho.

Ele também alerta sobre os perigos de burlar os sistemas de segurança devido à pressão sofrida no local de trabalho, o que já resultou em acidentes fatais. “É crucial que os trabalhadores respeitem os sistemas de segurança. Burlar esses sistemas coloca vidas em risco”, adverte.

O Sindicato desempenha um papel ativo na fiscalização e denúncia de empresas que não cumprem a NR12.

“Então, nós estamos trabalhando muito fortemente juntamente com as CIPAAs, com as empresas e fazendo denúncias” afirma Verdinho. A CIPAA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio.

Confira o SMetal Descomplica na íntegra

 

Semana de prevenção de acidentes

O dia 27 de julho marca o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e, por isso, ao longo desta semana o SMetal está divulgando uma série de conteúdos sobre o tema.

De janeiro a junho deste ano, foram pelo menos 168 casos de acidente no ramo metalúrgico na região de Sorocaba, com base nas Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) recebidos pelo SMetal. Sem contar as famílias dessas vítimas, que têm suas vidas transformadas no pior sentido possível.

Se considerados outros setores da economia, informações do MTE dão conta que as mortes por acidentes de trabalho aumentaram em 150%, no primeiro semestre deste ano, comparado com o mesmo período de 2023 em Sorocaba. Até julho, foram 20 casos registrados. 

Em caso de ambiente inseguro ou inadequado, os metalúrgicos podem realizar denúncia anônima no site do SMetal ou entrar em contato por meio do WhatsApp: (15) 99714-9534.

tags
equipamentos máquinas NR12 Regulamentação SMetal Descomplica
VEJA
TAMBÉM