Desde 2014, o Setembro Amarelo foi escolhido como o mês de conscientização sobre a prevenção contra o suicídio. De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, mais de 13 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil, no mundo esse número passa de 1 milhão de pessoas. A realidade choca e revela que 96,8% dos casos estão relacionados à transtornos mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2020, divulgou dados preliminares que apontam que 86,5% da população sofre de ansiedade, 45,5% de estresse pós-traumático e 16% de depressão grave.
Os dados que reforçam que a situação mental do brasileiro piorou são inúmeros. Mas onde e como posso buscar atendimento psicológico gratuito? Os trabalhadores e trabalhadoras que não têm plano de saúde têm opções no SUS e fora dele. A imprensa do SMetal fez um levantamento e traz aqui alguns deles.
SUS
O principal caminho para conseguir um atendimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), onde são tratados pacientes com sofrimento e/ou transtornos mentais graves e persistentes.
Sorocaba tem oito CAPS que funcionam no sistema “porta aberta”, ou seja, é só procurar a unidade para conseguir atendimento. As Unidades Básicas de Saúde de qualquer cidade também estão preparadas para atender os pacientes e encaminhá-los aos CAPS se necessário.
Confira aqui os endereços dos CAPS em Sorocaba:
CAPS AD III – Saca Só
Endereço: Rua Giovani Boletta, 35 – Jardim Maria Eugênia
Telefone: 15-3232-4011
CAPS AD III – Roda Viva
Endereço: Rua Padre José de Anchieta, 295 – Centro
Telefone: 15-3233-5628
CAPS III – Arte do Encontro
Endereço: Rua Domingos Fernandes, 161 – Trujillo
Telefone: 15-3327-1915
CAPS III – Alegria de Viver
Endereço: Rua Finlândia, 46 – Jardim Europa
Telefone: 15-3211-1797 e 15-3211-1367
CAPS III – Viver em Liberdade
Endereço: Rua Bayard Nobrega de Almeida, 93 – Jardim Prestes de Barros
Telefone: 15-3227-1543
CAPS IJ – Ser e Conviver
Endereço: Rua Luiza de Carvalho, 108 – Jardim Pagliato
Telefone: 15-3229-8090
CAPS IJ – Aquarela
Endereço: Avenida Itavuvu, 3633 – Jardim Santa Cecília
Telefone: 15-3226-1534
CAPS IJ – Bem Querer
Endereço: Rua Doraci de Barros, 50 – Jardim Gonçalves
Telefone: 15-3237-4363 e 15-3033-0772
A assistência na Rede de Atenção Psicossocial assiste diferentes graus de complexidade e promove amparo integral, principalmente às pessoas que apresentam comportamento suicida.
Clínica de Psicologia – UNISO
A Universidade de Sorocaba (Uniso), também oferece atendimento psicológico gratuito. A Clínica de Psicologia é uma clínica-escola. Ela faz parte do curso de psicologia e é o local onde os alunos fazem o estágio clínico.
Os atendimentos são realizados pelos alunos do último ano, supervisionados pelos professores. Por causa da pandemia, os atendimentos hoje só acontecem online e para maiores de 18 anos.
“Fora da pandemia atendemos crianças também, todas as idades, até idosos. Também tínhamos o plantão psicológico, um atendimento que não exige agendamento, a pessoa só vinha até a clínica, mas ele está paralisado por enquanto”, explica Rejane Coan Ferretti Mayer, técnica responsável pela Clínica de Psicologia da Uniso.
A psicóloga ainda explica que o atendimento oferecido é a psicoterapia, com tratamento de um ano inteiramente gratuito. Qualquer pessoa de Sorocaba ou região pode se inscrever.
Ainda na Uniso, foi criado outro serviço gratuito, o “Psi Online”, realizado por psicólogos formados pela instituição, de forma voluntária. Eles reforçam os atendimentos desde o início da pandemia.
A inscrição para os dois atendimentos devem ser feitas pelo e-mail [email protected], os interessados devem enviar uma mensagem e preencher o cadastro que será enviado. “Sempre temos uma lista de espera, mas assim que as vagas abrem, chamamos as pessoas que se inscreveram”, explica.
Ainda não há previsão para a volta do atendimento presencial.
Programa Autoestima
O Programa Autoestima oferece atendimentos breves e online, com profissionais de saúde do SUS, para a população em geral maior de 18 anos. As sessões são apenas um acolhimento de escuta e não substituem atendimentos presenciais na rede de atenção psicossocial do SUS. Mas amplia o acesso aos que estão em sofrimento.
Para ter acesso, basta fazer um cadastro no portal e agendar um horário. No próprio site tem um passo a passo ensinando como deve ser feito. Acesse aqui.
Centro de Valorização da Vida (CVV)
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
Você pode ligar de qualquer lugar do país para o telefone 188 para ser atendido. Para mais informações, acesse o site.