No dia 3 de março, das 0h às 17h, a votação será exclusivamente eletrônica, pelo Portal SMetal. Depois desse horário, as urnas físicas seguem para coleta de votos nas fábricas da categoria, conforme previsto no roteiro divulgado na Folha Metalúrgica e no site do Sindicato.
Onde não haverá coleta de votos presencial e também para os metalúrgicos aposentados que elegerão o CSA, a votação continua pela internet e termina junto com as urnas físicas, às 17h de sexta-feira, dia 5 de março. A apuração acontece na sede do Sindicato, a partir das 19h.
VOTAÇÃO ELETRÔNICA
1º PASSO: Para votar pela plataforma eletrônica, primeiro o (a) trabalhador (a) sindicalizado (a) deve acessar o link da votação na qual faz parte. No total, serão três links diferenciados (todos estarão disponíveis no Portal SMetal):
• CSEs e empresas no roteiro de urnas – das 0h às 17h do dia 3 (quarta);
• Comitê Sindical de Aposentados – das 0h do dia 3 (quarta) às 17h do dia 5 (sexta);
• Geral (empresas que NÃO constam no roteiro de urnas) – das 0h do dia 3 (quarta) às 17h do dia 5 (sexta).
2º PASSO: O metalúrgico associado deve fazer o login preenchendo pelo menos DOIS dos campos solicitados (CPF, data de nascimento ou matrícula sindical) clicar em ENTRAR. Escolha entre o celular ou e-mail (que estão cadastrados no sistema do SMetal) para receber o código de autenticação. É só inserir esse código e acessar a votação eletrônica.
*Caso seus dados no cadastro do Sindicato estejam desatualizados, você deverá fazer o recadastramento e votar em separado (após a votação, a Comissão Eleitoral vai checar as informações para validar seu voto).
Trabalhadores de fábricas com CSE e aposentados devem votar duas vezes:
• Primeiro na chapa com os membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE) ou no Comitê Sindical de Aposentados (CSA) e clicar em próximo;
• Depois votam na chapa composta pela diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal. E confirma a votação.
Para fábricas sem CSE:
• Votam apenas na chapa completa composta pela diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal. E confirma a votação.
VOTAÇÃO NAS FÁBRICAS
A mesa coletora ficará em um local disponibilizado pela empresa – para aposentados, a urna estará na sede do Sindicato. O trabalhador deve se identificar, com o nome completo e a data de nascimento, assinar a lista de presença (caneta individual) e ir à cabine de votação:
CSA ou fábricas com CSE: Devem votar duas vezes na mesma cédula:
• Primeiro na chapa com os membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE) ou no Comitê Sindical de Aposentados (CSA);
• Depois votam na chapa composta pela diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal.
Fábricas sem CSE:
• Votam apenas na chapa completa composta pela diretoria executiva, conselho da direção executiva e conselho fiscal.
Em ambas votações, presencial ou eletrônica, o trabalhador tem o livre exercício do direito de voto, com a possibilidade de votar em branco ou nulo.