Após diversas rodadas de negociação com as bancadas patronais, a Campanha Salarial 2022 chegou a um impasse e é a hora dos trabalhadores e trabalhadoras mostrarem a sua força e decidirem os rumos de mais uma data-base. As propostas apresentadas até o momento pelos patrões não atendem à reivindicação da Federação dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) e sindicatos filiados, nem à pauta aprovada pela categoria, em maio deste ano.
Só que as negociações emperraram e cabe aos metalúrgicos e metalúrgicas da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) decidirem, em assembleia híbrida, quais os próximos passos dos dirigentes sindicais. Todos os (as) trabalhadores (as) da base do SMetal devem participar da decisão, seja ou não associado à entidade.
A votação online será pelo Portal SMetal, começa às 8h de quarta-feira, dia 28, e termina às 17h de sexta-feira, dia 30. Para participar, o (a) metalúrgico (a) deve seguir os seguintes passos:
SINDICALIZADOS: acessar o link no Portal SMetal (acesse aqui) e preencher os dados com o CPF e a data de nascimento, e votar. IMPORTANTE: Na página de votação, os trabalhadores devem votar em todas as propostas e depois clicar em “CONFIRMAR”.
NÃO SINDICALIZADOS: acessar o link no Portal SMetal (acesse aqui) e preencher os campos obrigatórios (nome, CPF, data de nascimento, e-mail e número de celular). Um código será enviado por SMS. Use esse código na tela de votação e acesse o sistema. Na página de votação, os trabalhadores devem votar em todas as propostas e depois clicar em “CONFIRMAR”.
Logo após o fim da votação virtual, a partir das 18h, acontece a assembleia presencial, na sede do SMetal, próxima à Rodoviária. “Seja online ou presencialmente, é importantíssimo que toda a categoria participe. A assembleia desta semana será decisiva, pois definirá quais os rumos tomaremos daqui para a frente, diante de todos os desafios que temos enfrentado nas negociações com os patrões. De forma transparente e democrática, a decisão é sempre dos trabalhadores”, destaca o presidente interino do SMetal, Silvio Ferreira.
Ele lembra que o sistema de votação virtual é criptografado, auditável e seguro, assim, os trabalhadores podem exercer o direito ao voto de forma sigilosa.
Cenário atual
A data-base dos metalúrgicos deste ano acumula 8,83% de perdas com a inflação. O tema da Campanha Salarial deste ano é “Juntos pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários, da Democracia e do País” e os eixos aprovados na categoria são: reposição da inflação, aumento real, valorização dos pisos, manutenção dos direitos e a reindustrialização do País.
Até a última rodada de negociações, a situação das negociações realizada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) as bancadas patronais sinalizavam, mais uma vez, somente a reposição salarial pela inflação da data-base, parcelada em duas e, em algumas delas, até três vezes.
Na tentativa de mudar esse cenário, nas últimas semanas, o SMetal tem ampliado a mobilização nas fábricas, com assembleias mais longas com os trabalhadores. Nos grupos 10 e aeroespacial, foi deixado claro que não haverá negociação sem a retirada de importantes direitos da Convenção Coletiva. Portanto, as negociações novamente estão ocorrendo por fábrica.