O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realiza a partir da próxima segunda-feira, dia 28, às 16h, Assembleia Geral Eletrônica para apresentar e votar as propostas da Campanha Salarial 2020 negociadas pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP) com os grupos patronais.
Todos os trabalhadores e trabalhadoras da base do SMetal – associados ou não – devem participar (acesse aqui). A votação virtual encerra na quarta-feira, dia 30, às 16h (confira o edital).
O secretário de finanças da FEM/CUT e dirigente do SMetal, Adilson Faustino (Carpinha), conta que as negociações com as bancadas patronais estão bastante duras.
“O país já estava com a economia estagnada e a pandemia do coronavírus trouxe ainda mais dificuldades nas negociações com patrões. Desde a data-base anterior, foram fechados mais de 11 mil postos de trabalho na base da Federação e a inércia do governo federal perante à crise atual só tem piorado esse cenário”, conta.
Após intensa negociações, a Federação e os Sindicatos filiados, como o SMetal, conseguiram chegar a propostas de reajuste salarial e de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com algumas bancadas patronais, que será colocada em votação dos trabalhadores da categoria.
“Mesmo diante dos diversos ataques aos direitos dos trabalhadores e ao movimento sindical nos últimos anos, intensificados pelo atual governo e, agora, com um cenário extremamente difícil devido à maior crise sanitária e econômica da história da humanidade, conseguimos chegar a uma proposta para ser apresentada à categoria”, afirma o presidente do SMetal, Leandro Soares.
Que completa: “Por isso contamos com a participação de todas e todos os trabalhadores da categoria na assembleia eletrônica. Mesmo com as mudanças causadas pela pandemia e a necessidade de estamos mais distantes para a segurança de todos, o Sindicato e a Federação não pararam. E agora chegou a vez dos trabalhadores fazerem a sua parte e decidirem os rumos da nossa Campanha Salarial”.
Saiba como votar
A plataforma eletrônica do SMetal foi desenvolvida para evitar aglomeração e, assim, os riscos de contágio dos trabalhadores pela Covid-19. O novo formato de votação começou a funcionar em abril deste ano e oferece ampla participação da categoria nas tomadas de decisões, de forma segura, transparente e democrática.
Para participar, basta acessar o link da votação (aqui) e preencher o CPF e data de nascimento. Para metalúrgicos sindicalizados, o acesso é direto.
Para metalúrgicos (as) não associados (as), que não constam no banco de dados do Sindicato, será necessário se cadastrar no sistema – é rápido e fácil. Basta preencher o nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail, número do celular e matrícula na empresa e clicar em “Salvar”. O trabalhador então vai receber um código de validação pelo celular, que deverá ser inserido na tela do cadastro e pronto. Está apto a votar!