Busca
Busca
Chuvas

Rio Sorocaba transborda e inunda casas em diversos pontos

Por conta dos pontos alagados e interdições na cidade, houve congestionamentos até às 9h

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

No Parque das Águas, que fica na região do Jardim Abaeté, as vias foram totalmente interditadas por conta da subida do Rio

As chuvas que tiveram início na noite de quinta-feira, dia 10, ocasionaram alagamentos em diversos pontos de Sorocaba, Votorantim e outras cidades da região. Nas primeiras horas da manhã, os congestionamentos pegaram os sorocabanos de surpresa. Um trecho que costuma demorar 25 minutos para ser percorrido levou até 1h30.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Sorocaba informou à imprensa do SMetal que foram registradas residências inundadas nos bairros Parque Manchester, Vitória Régia, Vila Rica, Vila Assis, Mineirão e no bairro Maria do Carmo.

A Avenida Dom Aguirre, que margeia o Rio Sorocaba, teve vários trechos comprometidos pelas águas, com interrupção de tráfego próximo à rua Cel. Cavalheiros; no cruzamento com a praça Lions com a Hélio Monzoni; São Francisco e João Gabriel Mendes. No Parque das Águas – incluindo a avenida 15 de Agosto, que fica na região do Jardim Abaeté, as vias foram totalmente interditadas por conta da subida do rio e, consequente, a invasão da água.

Inundação

Silvana Aparecida dos Santos (foto abaixo), moradora da Vila Rica, na zona oeste da cidade, acordou assustada com a água já na sala de sua casa. Ela mora próximo a um córrego que transbordou com as chuvas. Silvana perdeu diversos alimentos, objetos e móveis que foram atingidos pela água.

Congestionamentos

Até a rodovia Raposo Tavares, próximo à Cidade Universitária, estava parada às 8h30, horário incomum para ter congestionamento.

Muitos motoristas que passaram na avenida Comendador Pereira Inácio, sentido Votorantim à avenida Dom Aguirre, não aguentaram esperar na fila quilométrica e entraram no canteiro para retornar, no sentido contrário (fotos abaixo).

Nível pluviométrico

A assessoria da Prefeitura de Sorocaba informa que por causa da chuva acumulada dos últimos três dias, com índice pluviométrico de 127 mm, até as 7 horas desta sexta-feira, dia 11, a Defesa Civil de Sorocaba retomou os procedimentos de vistoria e medição das áreas de risco no município.

O índice pluviométrico das últimas 24 horas são: Júlio e Júlio com 90mm; Aterro Sanitário – 93mm; Paço – 85mm; na ETA Cerrado – 86mm; ETA Éden – 90 mm, Coca-Cola – 60mm e Lar São Vicente de Paulo – 100mm. As ações contam com a participação de todos os voluntários dos NUDECs (Núcleos Comunitários da Defesa Civil), que atuam bem próximos das localidades e, a cada nova precipitação, os órgãos e setores integrantes da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) mantêm-se em prontidão.

Região

Confira abaixo a galeria de fotos com os registros feito pelo fotógrafo do SMetal, Foguinho, que por volta das 9h, esteve no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, Vila Rica e outros pontos da cidade.

Rio Sorocaba transborda e inunda casas em diversos pontos

tags
abaete congestionamento inundação parque das águas rio Sorocaba trânsito Vila Rica
VEJA
TAMBÉM