As chuvas que tiveram início na noite de quinta-feira, dia 10, ocasionaram alagamentos em diversos pontos de Sorocaba, Votorantim e outras cidades da região. Nas primeiras horas da manhã, os congestionamentos pegaram os sorocabanos de surpresa. Um trecho que costuma demorar 25 minutos para ser percorrido levou até 1h30.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Sorocaba informou à imprensa do SMetal que foram registradas residências inundadas nos bairros Parque Manchester, Vitória Régia, Vila Rica, Vila Assis, Mineirão e no bairro Maria do Carmo.
A Avenida Dom Aguirre, que margeia o Rio Sorocaba, teve vários trechos comprometidos pelas águas, com interrupção de tráfego próximo à rua Cel. Cavalheiros; no cruzamento com a praça Lions com a Hélio Monzoni; São Francisco e João Gabriel Mendes. No Parque das Águas – incluindo a avenida 15 de Agosto, que fica na região do Jardim Abaeté, as vias foram totalmente interditadas por conta da subida do rio e, consequente, a invasão da água.
Inundação
Silvana Aparecida dos Santos (foto abaixo), moradora da Vila Rica, na zona oeste da cidade, acordou assustada com a água já na sala de sua casa. Ela mora próximo a um córrego que transbordou com as chuvas. Silvana perdeu diversos alimentos, objetos e móveis que foram atingidos pela água.
Congestionamentos
Até a rodovia Raposo Tavares, próximo à Cidade Universitária, estava parada às 8h30, horário incomum para ter congestionamento.
Muitos motoristas que passaram na avenida Comendador Pereira Inácio, sentido Votorantim à avenida Dom Aguirre, não aguentaram esperar na fila quilométrica e entraram no canteiro para retornar, no sentido contrário (fotos abaixo).
Nível pluviométrico
A assessoria da Prefeitura de Sorocaba informa que por causa da chuva acumulada dos últimos três dias, com índice pluviométrico de 127 mm, até as 7 horas desta sexta-feira, dia 11, a Defesa Civil de Sorocaba retomou os procedimentos de vistoria e medição das áreas de risco no município.
O índice pluviométrico das últimas 24 horas são: Júlio e Júlio com 90mm; Aterro Sanitário – 93mm; Paço – 85mm; na ETA Cerrado – 86mm; ETA Éden – 90 mm, Coca-Cola – 60mm e Lar São Vicente de Paulo – 100mm. As ações contam com a participação de todos os voluntários dos NUDECs (Núcleos Comunitários da Defesa Civil), que atuam bem próximos das localidades e, a cada nova precipitação, os órgãos e setores integrantes da COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil) mantêm-se em prontidão.
Região
Confira abaixo a galeria de fotos com os registros feito pelo fotógrafo do SMetal, Foguinho, que por volta das 9h, esteve no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, Vila Rica e outros pontos da cidade.