Nesta sexta-feira (18) o Sindicato dos Metalúrgicos e a Flextronics promovem a primeira reunião para se discutir a diminuição da jornada de trabalho nos fins de semana. O encontro será às 9h na sede do Sindicato, em Sorocaba.
A gigante do ramo de eletroeletrônicos, que emprega mais de 5 mil pessoas em Sorocaba, é uma das fábricas que mais exige trabalho aos sábados e domingos na região.
Além disso, a empresas faz forte pressão sobre os funcionários. “O ritmo na linha de produção é desumano. A pressão é tanta que os trabalhadores têm limitação até para irem ao banheiro”, critica o dirigente sindical Alex Sandro Fogaça.
Podem parar
No último dia 9 os trabalhadores participaram de três assembleias na porta da fábrica. Nas paradas, que duraram em média uma hora na entrada de cada turno, os trabalhadores aprovaram um comunicado de greve como forma de pressionar a empresa a abrir negociação, principalmente para se reduzir o trabalho nos fins de semana.
Na última quinta (10) houve o primeiro encontro de uma série de três reuniões que deverão acontecer até o fim deste mês.
O Sindicato têm o objetivo de construir uma proposta ampla que será apresentada aos trabalhadores em breve.
Caso a pressão continue e as negociações não avancem os trabalhadores podem parar.