BANCO DE ALIMENTOS

Reserva indígena recebe doação de alimentos e produtos de higiene em Tapiraí

Mariana M. Maginador/Banco de Alimentos
Mais de 50 famílias foram atendidas na ação do Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS) atendeu, nessa segunda-feira, 28, mais de 40 famílias que moram na reserva indígena guarani Tekoa Gwira Pepo, em Tapiraí. Essa é a primeira ação realizada neste ano na comunidade.

No total, 46 cestas básicas foram entregues no local. Os alimentos foram arrecadados durante o mês de março por meio da doação de supermercados parceiros. Além disso, também foram entregues produtos de higiene para todas as famílias.

Os indígenas vivem numa área de 480 hectares na Serra de Paranapiacaba, desde o ano de 2018, depois que a construção do Rodoanel invadiu parte do Pico do Jaraguá, terra indígena Tekoa Pyau, em São Paulo.

Meire Elen Rodrigues, assistente social do BAS, relata que houve uma redução considerável no número de doações, o que acaba tornando difícil o apoio mais recorrente. “Nós trabalhamos para atender a aldeia, mais de 70 entidades e 10 comunidades, em Sorocaba e dez cidades da região. Nosso foco é garantir a alimentação dessas famílias em vulnerabilidade e por isso pedimos que quem puder ajudar, ajude a ampliar esses atendimentos com doações”, conclui.

Como ajudar

Os interessados em ajudar, seja com trabalho voluntário ou doações de alimentos, podem entrar em contato pelo whatsapp (15) 97400 0206. O PIX para doações em dinheiro é o CNPJ: 08.741.511/0001-76.

As maiores necessidades são: alimentos básicos, como arroz, feijão, óleo, leite, farinha, etc; e produtos de higiene, como papel higiênico, pastas de dente, absorventes, sabonetes.

BAS e Sindicato Cidadão

O Banco de Alimentos é uma organização não-governamental criada em dezembro de 2005 e que tem como missão combater a fome e o desperdício de alimentos. O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e região (SMetal) é o fundador e único mantenedor na entidade que depende de doações.

Leandro Soares, presidente do SMetal, reforça a importância do combate à fome e do papel do Smetal como Sindicato Cidadão. “Num momento em que vemos o Brasil voltar ao mapa da fome, com tantas famílias desamparadas por um governo que não se importa com quem mais precisa, o trabalho do Banco de Alimentos é essencial. Temos orgulho do impacto que ações como essa causam na vida dessas pessoas”.

O princípio de Sindicato Cidadão do SMetal é sempre atuar para além do chão da fábrica, envolvendo os trabalhadores e trabalhadoras em ações em defesa de direitos sociais, como cultura, educação, esporte, entre outras.

Para acompanhar o trabalho do BAS, acesse as páginas do Instagram ou Facebook.

aldeiaindigena Alimentos bancodealimentos bancodealimentosdesorocaba combatefome doação reservaindigena sindicatodosmetalurgicos SMETAL solidariedade Sorocaba tapirai