O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) intermediou, nesta terça-feira, 1°, uma reunião entre Eduardo Fantin, presidente do Grupo Bardella, João Domingos de Moura Junior, chefe de departamento e instalações da empresa, e o deputado federal Vitor Lippi. O encontro debateu os próximos passos do grupo, que se encontra em recuperação judicial (RJ).
De acordo com Leandro Soares, presidente do SMetal, é uma questão de geração de emprego e desenvolvimento regional que a empresa se recupere. “A retomada da Bardella e as relações que estamos construindo visa a ampliação de empregos para a categoria metalúrgica, tendo em vista que a empresa já teve mais de 1200 trabalhadores diretos e indiretos”.
A empresa Bardella reiterou seu compromisso em não poupar esforços para retomar suas operações e expandir seu quadro de trabalhadores. A trajetória de declínio na produção e os desafios financeiros começaram a surgir em 2015, agravando-se no ano seguinte. A administração enfrentou dificuldades em manter os trabalhadores em sua unidade local e sustentar as operações em meio ao cenário adverso.
Segundo Eduardo Fantin, presidente da empresa, a história da Bardella é marcada por uma sólida trajetória de 113 anos, sendo que há 50 anos está presente em Sorocaba. “Nosso próximo objetivo é restabelecer a geração de emprego e renda na região. Estamos comprometidos em fazer todos os esforços necessários para alcançar esse objetivo e destacamos a importância das relações estabelecidas com o Sindicato, que estão caminhando nessa direção”, reforça Fantin.
Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal, complementa falando sobre a importância das transformações sindicais e reitera o compromisso da entidade com a categoria metalúrgica. “O Sindicato assume uma postura proativa na busca pela geração de empregos e na gestão de crises”, disse. Ele completa citando como exemplo a resposta durante a pandemia da Covid-19, quando o Sindicato se manteve ativo e em constante apoio à categoria.
“O crescimento contínuo do Sindicato é alcançado através do diálogo e da colaboração com as instâncias federativas. A sociedade sorocabana precisa entender a importância econômica e histórica que a Bardella, por exemplo, tem para a cidade”, finaliza.
Nesse sentido, Leandro Soares também pontua a respeito do potencial industrial de Sorocaba e ressalta o desejo de ver essa agenda com o governo federal concretizada. “Nosso apelo é para que essa questão seja levada ao governo e que seja elaborada uma agenda em Brasília para discutir como podemos impulsionar a retomada da Bardella e de todo o setor. Não há país desenvolvido sem uma indústria forte”.
Esse pensamento foi reforçado pelo deputado federal, Vitor Lippi. “São empresas de longa história e importância, precisamos de um plano de recuperação das empresas. Se o Brasil quiser voltar a crescer, não pode-se deixar de lado a metalurgia”, disse.
A Bardella é uma empresa brasileira, com 113 anos, que participou de dezenas de obras de infraestrutura no Brasil e no exterior e possui atualmente uma unidade na cidade de Araras em funcionamento e outra em Sorocaba sem carteira de pedidos.