Busca
Sorocaba

Reparo na adutora será finalizado nesta 2ª à tarde

Os reparos da adutora devem ser concluídos por volta das 14h desta segunda, dia 6. O abastecimento começa a ser normalizado, mas o restabelecimento de água em toda a cidade será apenas na quarta (8)

Imprensa SMetal
Os trabalhadores já haviam encaixado a nova tubulação e faziam a soldagem da estrutura - FÁBIO ROGÉRIO

Os trabalhadores já haviam encaixado a nova tubulação e faziam a soldagem da estrutura – FÁBIO ROGÉRIO

Os reparos da adutora que rompeu, na última terça-feira, dia 31, devem ser concluídos por volta das 14h desta segunda-feira (6). O abastecimento começa a ser normalizado na terça-feira, dia 7, mas o restabelecimento do fornecimento de água em toda a cidade será apenas na quarta-feira (8). As estimativas são do secretário de Recursos Hídricos e diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Ronald Pereira da Silva.

A previsão inicial do prefeito José Crespo (DEM) era de que a normalização do abastecimento ocorreria nesta segunda. Porém, com as chuvas que atingiram o local dos trabalhos, o cronograma sofreu atrasos.

Nesta manhã, os trabalhadores já haviam encaixado a nova tubulação e faziam a soldagem da estrutura metálica nos pilares de sustentação. A expectativa era de que por volta das 13h iniciassem a ligação da água, que voltaria então a passar pela tubulação.

De acordo com a estimativa da autarquia, a água leva de seis a oito horas para chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado e mais seis horas, aproximadamente, para ser tratada no local. Desta forma, os sorocabanos começarão a ter água nas torneiras na terça-feira (7) pela manhã, com restabelecimento total no dia seguinte. “Não consigo dizer que normaliza totalmente na terça-feira porque tem bairros mais altos”, afirmou Ronald.

Todo o trabalho deve ser finalizado por volta das 14h, sendo que a movimentação de máquinas e caminhões deixando o local já havia começado pela manhã. Segundo Ronald, foram cinco dias de trabalhos intensos, sob condições adversas. Ele destacou a dificuldade de acesso ao local do rompimento. “O mais complicado de tudo foi o acesso e o içamento da tubulação nova através do guindaste. Uma operação complexa”, relatou.

Para possibilitar o acesso do guindaste ao local do rompimento da adutora foi necessário abrir um caminho na mata e enfrentar muita lama. “Usamos mais de 100 caminhões de pedra”, disse.

Os trabalhos teriam seguido mesmo nos momentos em que chovia e durante a madrugada. “Foram cinco dias de árduo trabalho para que Sorocaba possa ter novamente a água em suas torneiras”, disse. Ele afirma que a nova estrutura reforçada diminuiu drasticamente as chances de novos acidentes do tipo no local.

Os pilares que sustentam a tubulação estão localizados em um córrego, que com a força da enxurrada de terça-feira (31), levou uma das estruturas provocando o rompimento de uma adutora. Segundo o secretário, um novo pilar maior foi instalado em uma grande estrutura de concreto. Além disso, a estrutura da tubulação foi reforçada ainda por uma treliça de aço. As novas estruturas são azuis e se destacam na área, localizada no bairro Parque São João, em Votorantim.

tags
abastecimento adutoras cidades falta de água reparos restabelecimento Sorocaba
VEJA
TAMBÉM