Busca
Busca
Assembleia Eletrônica

Renovação do Banco de Horas é aprovada na CNH Industrial

Negociada pelo SMetal e o CSE da CNH, a flexibilização de jornada traz melhorias em comparação ao acordo anterior; proposta foi aprovada com 93,35% dos votos válidos

Daniela Gaspari / Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

A CNH Industrial fica na zona industrial de Sorocaba e fabrica equipamentos agrícolas

Com 93,35% dos votos válidos, foi aprovada a proposta de renovação do banco de horas para os trabalhadores horistas da CNH Industrial por um ano. O acordo foi negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) e os membros do Comitê Sindical da Empresa (CSE), colocado em votação em assembleia eletrônica, disponível no Portal SMetal.

De acordo com o CSE da CNH, a proposta traz algumas melhorias em comparação ao acordo anterior, que foram negociadas para atender às reivindicações solicitadas pelos trabalhadores da fábrica. Fazem parte do Comitê da empresa os dirigentes Luiz Otávio Ferreira, Robson César Aparecido Alves (Biga), Rodrigo dos Santos Pereira e Paulo César Sola Garcia (Tatu).

Outros critérios negociados no acordo anterior em benefício do trabalhador seguem valendo. Ficou mantido, por exemplo, que a cada hora trabalhada além da jornada, é equivalente a 1h15 para compensação das horas negativas. Além disso, nos meses que contenham 31 dias, o último dia será lançado automaticamente como crédito para compor o saldo do trabalhador – seja positivo ou negativo.

Silvio Ferreira, secretário-geral da entidade e um dos responsáveis pelas negociações com a CNH, lembra que, para garantir transparência durante a vigência do acordo, todas as horas do banco podem ser acompanhadas pelo trabalhador no aplicativo da folha de pagamento.

Assembleia Eletrônica

Em respeito aos familiares e companheiros de empresa do metalúrgico vítima de acidente fatal de trabalho, ocorrido no último dia 27, o Sindicato dos Metalúrgicos suspendeu por alguns dias a assembleia eletrônica do acordo de banco de horas, que acontecia no momento da fatalidade.

A assembleia foi reaberta nesta quinta-feira, dia 3, e finalizada na sexta, dia 4, também às 15h. A votação foi retomada para garantir que todos os trabalhadores tivessem a oportunidade de participar e expressar sua opinião sobre a proposta, de maneira transparente e democrática.

O resultado da votação foi o seguinte: 1277 (93,35%) dos votos foram favoráveis à proposta, 60 (4,39%) contrários e outros 31 (2,27%) preferiram se abster da decisão. No total, 1368 (quórum de 62,61%) dos 2185 trabalhadores abrangidos no acordo participaram da assembleia.

A CNH fica na zona industrial de Sorocaba e fabrica equipamentos agrícolas.

tags
assembleia banco CNH eletrônica flexibilização horas industrial jornada sindicato
VEJA
TAMBÉM