Os trabalhadores do setor administrativo da Purem by Eberspächer, fabricante de sistemas de exaustão automotiva em Sorocaba, decidiram manter o acordo de banco de horas já negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) por mais um ano.
A aprovação ocorreu em assembleia nesta quinta-feira, 29, conduzida pelo vice-presidente do SMetal, Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), responsável pelas negociações na empresa.
Com a decisão, os trabalhadores que têm o saldo negativo de horas terão 50% do percentual perdoado e 50% descontado. Já os trabalhadores com saldo positivo receberão os valores correspondentes em hora extra.
Além de aprovar a renovação do banco de horas, Verdinho falou com os trabalhadores sobre a importância de participarem da assembleia geral de forma presencial, que será realizada nesta sexta-feira, 30, na sede do Sindicato. “Este é o momento em que os trabalhadores podem reivindicar reajustes salariais que reflitam as perdas econômicas e o valor do trabalho diário nas fábricas. Por isso, a mobilização é fundamental para garantir que essas demandas sejam ouvidas”, afirma o vice-presidente do SMetal.
Em 2023, os metalúrgicos da Purem conquistaram um aumento real nos salários de 6,14%, acima da inflação, e a renovação das cláusulas sociais que ampliam os direitos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).