Os trabalhadores da Flextronics aprovaram, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 9, o acordo de renovação de jornada. A votação foi realizada pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
O acordo estabelece que os trabalhadores do 1º e do 2º turno trabalham em sábado alternados, enquanto os metalúrgicos do 3º turno alternam aos domingos.
Durante a assembleia, os trabalhadores da Flex também aprovaram o calendário de dias pontes para 2023, que garante descanso nos feriados prolongados com as devidas compensações ao longo do ano.
De acordo com Valdeci Henrique da Silva (Verdinho), vice-presidente do SMetal, o calendário de dias pontes cumpre uma importante função social na vida dos trabalhadores.
“Faz parte dos direitos trabalhistas que as pessoas tenham os momentos de descanso e lazer garantidos, podendo se organizar para aproveitar ao lado da família ou dos amigos. Nas negociações, buscamos garantir esse direito ao mesmo tempo que não prejudique a produção da empresa”, explica ele.
Verdinho esclarece que está em discussão com a empresa uma proposta de alteração na jornada de trabalho. O envio da pauta para negociar o tema com a empresa foi aprovado pelos trabalhadores no mês passado.
“Estamos nesse debate para chegarmos a um acordo que seja benéfico para os metalúrgicos e que atenda também às necessidades da Flex. Temos certeza que, com diálogo, teremos êxito”.