Busca
Economia

Rendimento médio atinge alta de 2,3% em outubro

O rendimento médio habitual do trabalhador ficou em R$ 2.122 em outubro, alta de 2,3% sobre o registrado em setembro. Na comparação com outubro do ano passado, o aumento é de 4%

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Economista Fernando Lima, do Dieese Sorocaba

O rendimento médio real habitual do trabalhador ficou em R$ 2.122 em outubro, alta de 2,3% sobre o registrado em setembro. Na comparação com outubro do ano passado, o aumento é de 4%. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é o maior valor da série histórica, que tem início em março de 2002.

A massa de rendimento médio dos trabalhadores ocupados em outubro de 2014 registrou alta de 3,1% em relação a setembro e aumento de 3,8% quando comparada a outubro do ano passado.

Referente ao nível de desemprego, outubro ficou em 4,7% no conjunto das seis grandes regiões metropolitanas do País (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro,
São Paulo e Porto Alegre), depois de atingir 4,9 no mês anterior e foi o menor índice para o mês de outubro desde o início da série, em março de 2002.

O desemprego em outubro foi menor que o de 4,9% apurado em setembro, e ficou abaixo dos 5,2% registrados em outubro de 2013. No mês passado, havia 1,1 milhão de pessoas desempregadas nas seis regiões, queda de 3,5% ante setembro e de 10,1% na comparação com outubro de 2013.

Segundo o economista Fernando Lima, da subseção do Dieese de Sorocaba, apesar do desaceleramento da economia do País, a taxa de desemprego vem diminuindo e o rendimento médio dos trabalhadores, por sua vez, continua crescendo.

tags
2 3 alta atinge Dieese Economia empresas maior valor da séire historica outubro rendimento rendimento do trabalhaor
VEJA
TAMBÉM