A partir de 1992, com a adoção do conceito de Sindicato Cidadão, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) expandiu sua atuação, engajando-se na luta para além da fábrica. Este compromisso comunitário é refletido em suas campanhas de solidariedade, especialmente em momentos de crise. A seguir, relembramos quatro ocasiões em que o SMetal mobilizou recursos e esforços para auxiliar vítimas de enchentes em diversas regiões do Brasil.
SOS Nordeste
Em 2010, o SMetal, juntamente com a subsede da CUT e sindicatos filiados, coordenou uma campanha de ajuda às vítimas das enchentes nos estados de Alagoas e Pernambuco. A campanha, chamada SOS Nordeste, arrecadou água, leite, produtos de higiene pessoal e de limpeza.
Além da sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba, também as sedes de Araçariguama, Iperó e Piedade foram postos fixos de arrecadação de donativos para a campanha.
Leia mais: Campanha recolhe doações para vítimas das enchentes
Rio de Janeiro
No ano de 2011, a região serrana do Rio de Janeiro foi palco de uma tragédia. Deslizamentos de terra com desmoronamentos de casas mataram ao menos 700 pessoas, e o número de desabrigados superou 15 mil. As cidades mais atingidas foram Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro.
Todas as sedes do Sindicato dos Metalúrgicos, além do Clube no Éden, foram postos de arrecadação de donativos como alimentos não-perecíveis, água potável e produtos de higiene pessoal e de limpeza.
Leia mais: Sindicato arrecada doações para vítimas das chuvas no Rio de Janeiro
São Roque
Por meio do Banco de Alimentos de Sorocaba (BAS), o SMetal arrecadou, em 2016, doações para vítimas de enchentes em São Roque. Foram arrecadados mantimentos, roupas, produtos de higiene, água, entre outros itens, para ajudar as dezenas de famílias desabrigadas.
Leia mais: Bancos de Alimentos arrecada doações para vítimas de enchente
Sorocaba
Em 2017, a sede do SMetal e outras entidades da cidade funcionaram como pontos de arrecadação para serem doados às famílias vítimas de enchentes em Sorocaba. Com as fortes chuvas ocorridas à época, muitos sorocabanos ficaram desabrigadas ou perderam seus pertences.
Foram arrecadados água, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas em bom estado e roupas de cama.
Leia mais: SMetal recebe doações para vítimas de enchentes em Sorocaba
Doe para a campanha SOS Rio Grande do Sul
Desde o dia 13 de maio, o SMetal e o BAS têm realizado a campanha SOS Rio Grande do Sul, que arrecada doações para as famílias atingidas pelas chuvas no estado gaúcho.
A arrecadação ocorre por meio de pontos presenciais (sede do SMetal e Clube dos Metalúrgicos) e através de pix para o CNPJ 08.741.511/0001-76, que transfere os valores para a CUT Rio Grande do Sul.