Busca
Aposentadoria

Reforma da Previdência vai atingir 90% dos metalúrgicos da região

A Reforma da Previdência, proposta pelo governo Temer (PMDB), vai afetar 90,7% dos trabalhadores da base do SMetal. No total, 34.297 metalúrgicos estão nas faixas etárias atingidas pela mudança

Imprensa SMetal
Divulgação

Se aprovada a reforma, trabalhadores só poderão se aposentar com, no mínimo, 65 anos de idade e 25 anos de contribuição

A Reforma da Previdência, proposta pelo governo Temer (PMDB), vai afetar 90,7% dos trabalhadores da base do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A estimativa é do Departamento de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), subseção do SMetal.

Atualmente, 37.784 trabalhadores atuam nas 14 cidades de abrangência do Sindicato. Desse total, 34.297 estão nas faixas etárias atingidas pelas propostas de mudanças do governo federal. Esses trabalhadores só poderão se aposentar com, no mínimo, 65 anos de idade e 25 anos de contribuição. Além disso, terão de contribuir por 49 anos para ter direito à aposentadoria integral.

No caso dos homens, os atingidos pelas mudanças serão aqueles com 50 anos ou menos. Nessa faixa etária são 27.276 metalúrgicos na região de Sorocaba, o que representa 90,7% dos trabalhadores da categoria.

Já as mulheres com 45 anos ou menos serão as atingidas pelas mudanças da Previdência. Enquadram-se nessa situação 90,8% das trabalhadoras metalúrgicas. Ou seja, mais de 7 mil trabalhadoras.

O presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva, diz que é momento de muita atenção para os trabalhadores. “A agenda do setor patronal, junto com esse governo golpista, é para retirada de direitos. Essa proposta é mais um passo contra as conquistas dos trabalhadores. Mas vamos à luta para que esse retrocesso não seja aprovado”.

Para Leandro Soares, secretário-geral do SMetal, a proposta é devastadora. “Somos totalmente contra. Ela faria com que os trabalhadores se tornassem pessoas jurídicas, chamadas PJs, para reduzir sua contribuição ou ficar inadimplente com o INSS. Haveria um rombo maior na Previdência e criaria novo problema aos cofres públicos”, alerta ele.

AUMENTO
O governo Temer propõe que a idade mínima para aposentadoria, tanto para o homem quanto para a mulher, seja de 65 anos, e pelo menos 25 anos de contribuição.

CÁLCULO
Mesmo contribuindo por 25 anos, o trabalhador não terá direito à aposentadoria integral. Com esse tempo de contribuição, o cálculo prevê que o trabalhador terá direito a 76% da base de cálculo do benefício. Depois disso, haverá um aumento de 1 ponto percentual a cada ano.

49 ANOS
Caso queira receber um valor superior, o brasileiro deverá continuar no mercado formal após os 65 anos ou começar a trabalhar aos 16 anos. Na prática, para ter acesso à média integral do valor contribuído, será preciso trabalhar formalmente por 49 anos.

HOMENS E MULHERES
Se aprovadas, as novas regras valerão para homens com até 50 anos e mulheres com até 45 anos.

tags
Aposentadoria categoria diesse fernando idade leandro metalúrgico mínima mudança pec previdencia reforma região Sorocaba trabalhador
VEJA
TAMBÉM