A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) segue negociando acordos coletivos da Campanha Salarial 2021 com empresas que fazem parte do Grupo 10. E nesta quinta-feira, dia 11, foi a vez dos trabalhadores da MDA do Brasil, em Sorocaba, aprovarem a proposta de reajuste salarial de 10,42%, retroativo a setembro, e manutenção dos direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
Além disso, durante a assembleia na porta da fábrica, o diretor executivo do SMetal, Antônio Welber Filho (Bizu), falou sobre as próximas pautas de negociação que serão protocoladas na empresa. Todos os encaminhamentos foram aprovados por unanimidade pelos trabalhadores.
“Vamos iniciar o mais breve possível as discussões sobre melhorias referentes ao desconto do vale transporte. Também queremos negociar o fornecimento de cesta básica ou ticket alimentação para os trabalhadores e, para o ano que vem, vamos pautar a fábrica para criar um Programa de Participação nos Resultados”, explica o diretor do SMetal.
Segundo ele, a mobilização e união dos trabalhadores junto ao Sindicato será imprescindível para garantir que todas as pautas sejam atendidas. “Em qualquer negociação, os dirigentes do SMetal possuem algumas ferramentas e experiência que são utilizadas em mesa com os patrões. Porém, quando há a participação dos trabalhadores na luta por melhorias no local de trabalho, o Sindicato se fortalece e conquista os melhores acordos”, enfatiza.
A MDA do Brasil presta serviços de usinagem em série para a ZF do Brasil, Schaeffler, entre outras empresas, fica no Cajuru do Sul e tem 45 trabalhadores.
Campanha Salarial 2021
Até o momento, cerca de 94% da categoria está contemplada com acordo ou Convenção Coletiva que garantem reajuste igual ou superior à inflação, de 10,42%, e a manutenção dos direitos. Com o Grupo 10, as negociações acontecem por fábrica e, por isso, a denúncia do trabalhador é essencial para que o Sindicato consiga chegar a todas as empresas metalúrgicas, inclusive de micro e pequeno porte.
Para denunciar, basta entrar em contato pelo telefone (15) 3334-5400, pelo WhatsApp (15) 99714-9534 ou no Portal SMetal, no campo ‘Denuncie’. O SMetal garante o sigilo de quem realizou a denúncia.