Reajuste salarial com aumento real. Essa foi a proposta aprovada na tarde desta segunda-feira, 11, pelos metalúrgicos que trabalham na empresa Tecnofix, em Sorocaba. O acordo que passou pelo crivo da assembleia foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
Há quase três meses, os representantes do SMetal realizam negociações por fábrica para garantir que nenhum trabalhador fique sem o reajuste digno. Essa movimentação aconteceu após as bancadas patronais – que deveriam representar os patrões – não apresentaram proposta satisfatória para a Campanha Salarial dos metalúrgicos de São Paulo.
Desta forma, esgotadas as possibilidades de diálogo, este Sindicato passou a realizar o trabalho de ir em empresas das 14 cidades em que representa mais de 44 mil trabalhadores, para poder negociar o aumento nos salários, como ocorreu na Tecnofix.
Alessandro Marcelo Nunes, o Marcelinho, é o dirigente sindical responsável pelas tratativas com a empresa. De acordo com ele, o SMetal estava negociando com a empresa há, pelo menos, um mês. “Conseguimos chegar em um consenso entre as partes para assegurar o aumento real dos companheiros. A proposta foi aprovada por unanimidade”, afirma.
Além da proposta econômica, os trabalhadores também terão um adicional financeiro ao Programa de Participação nos Resultados (PPR), que será pago em fevereiro de 2024. A Tecnofix é uma empresa que produz parafusos especiais e se enquadra no Grupo 3 (Sindiforja). Atualmente, a empresa tem 85 trabalhadores efetivos e fica no bairro Ipanema do Meio.