Campanha Salarial 2022

Reajuste salarial e ampliação de cláusulas sociais são aprovados na Toyota

Proposta aprovada cobre o percentual da inflação acumulada desde a última data-base e representa, ainda, aumento real no salário dos trabalhadores da fábrica; confira o que melhorou com a negociação

Foguinho/Imprensa SMetal
Proposta foi aprovada por unanimidade pelos metalúrgicos e metalúrgicas da Toyota

Os trabalhadores e trabalhadoras da Toyota do Brasil aprovaram por unanimidade propostas de reajuste salarial, renovação e ampliação de cláusulas sociais votadas na última terça-feira, 18, em assembleias realizadas em todos os turnos.

Na empresa, que negocia diretamente com o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o reajuste irá cobrir o percentual da inflação acumulada desde a última data-base, em setembro de 2021, de 8,83%. Além disso, a proposta aprovada apresenta aumento real para os metalúrgicos da fábrica. Junto a esse avanço, o vale alimentação também terá aumento.

Leandro Soares, presidente do SMetal, esteve no encontro junto com o secretário-geral, Silvio Ferreira, e os membros do CSE da Toyota: Anderson Andrade Silva, Eduardo Mascarenhas, Evandro Shimote, Marcelo José da Silva, Márcio de Jesus Ribeiro e Robson dos Passos.

Durante a assembleia, Leandro recordou que, com a Reforma Trabalhista de 2017, o SMetal empenha tentativas de ampliar direitos e benefícios. “Depois desta medida anti-trabalhador nós vimos muitas garantidas que antes eram asseguradas indo por água abaixo. Por isso, quando nós fazemos uma assembleia para votar também a ampliação e renovação de cláusulas sociais é, sempre, no sentido de avançar ainda mais para esses trabalhadores”, comenta.

Para além do aumento real e reajuste do vale alimentação, os trabalhadores na Toyota – que já possuem outras seguridades – agora também passam a contar com a ampliação da licença em caso de acompanhamento de filhos em consultas medicas de um para dois dias e, em situações de internação da criança, também aumenta de um para dois a quantidade de dias em que os responsáveis poderão se ausentar, sem descontos, dos postos de trabalho.

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Debater a renovação e a ampliação das cláusulas sociais também foi uma das prioridades durante a negociação

Os pais também passam a ter direto a licença maternidade de 120 dias em casos de falecimento da esposa, ainda neste bojo, também será assistido com o pagamento do auxílio creche. “É claro que nós esperamos que ninguém precise utilizar essa cláusula, mas é nosso dever enquanto entidade sindical proteger os metalúrgicos de todas as formas que pudermos”, comenta Robson Lopes dos Passos (Paraná), membro do CSE da empresa.

A diversidade também entra em pauta. Agora, é compromisso dos representantes do Sindicato dos Metalúrgicos e da Toyota, em suas contratações, pensar em uma política de destinação de vagas considerando a ampla gama de diversidade. “Nós acreditamos que o chão de fábrica precisa refletir o que acontece na sociedade. Por isso temos o compromisso de discutir a questão da diversidade. Como representantes dos trabalhadores, defendemos que todos os gêneros, sexualidades, raças e credos têm o direito a emprego e renda, mas, por conta de diversos preconceitos muitas vezes não conseguem acessar esses lugares. É em favor da isonomia e igualdade de oportunidades que precisamos lutar”, comenta o secretário-geral, Silvio Ferreira.

Por fim, outra aprovação feita pelos trabalhadores e trabalhadoras da Toyota é quanto ao compromisso de discutir sobre a tabela e progressão salarial na montadora.

Campanha Salarial cláusulas econômicas cláusulas sociais montadora Negociações pagamento reajuste salário toyota vale-alimentação