Busca
Busca
Assembleia

Reajuste salarial com aumento real é aprovado na Progeral

Metalúrgicos rejeitaram proposta de PPR e SMetal vai voltar para mesa de negociação para definir nova proposta

Imprensa SMetal

CRÉDITOS:

Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) apresentaram na tarde desta terça-feira, dia 12, duas propostas para os metalúrgicos da Progeral, localizada em Iperó. As pautas são a Campanha Salarial de 2023 e o Programa de Participação nos Resultados (PPR).

A primeira proposta de reajuste salarial com conquista de aumento real foi aprovada pelos trabalhadores e trabalhadoras da Progeral. Além disso, o aumento nos benefícios é acima da inflação, que ficou em 4,06% neste ano, e será pago retroativo a setembro, que marca a data base da categoria.

Já sobre o PPR, pela segunda vez, os trabalhadores reprovaram as mudanças no benefício que não contemplou a reivindicação dos trabalhadores. Diante disso, a diretoria do Sindicato vai programar uma nova assembleia para apresentar uma nova proposta que será decidida em mesa de negociação.

Segundo Valdeci Henrique da Silva, o Verdinho, vice-presidente do SMetal e responsável pelas negociações na empresa, a votação aconteceu de forma separada tendo em vista que são propostas diferentes e “não possuem a necessidade de serem aprovadas ou reprovadas juntas”, complementou.

Ele afirmou que “a empresa já tinha antecipado duas parcelas do PPR sem negociar com o sindicato e essa segunda reprova mostra a necessidade de propostas serem construídas entre patrão e representante dos trabalhadores, que é o papel que um sindicato atuante com o SMetal faz”, complementa Verdinho.

A Progeral possui cerca de 200 trabalhadores e produz abraçadeiras.

Campanha Salarial 2023

Neste ano, o grupo patronal que representa a empresa nas negociações coletivas, também não dialogou com a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP), no qual o SMetal é filiado. Sendo assim, depois de aprovado com a categoria e conversado com os empresários da região, as negociações estão acontecendo individualmente, fábrica por fábrica. Com isso, mais de 80% da categoria já têm o acordo garantido. 

tags
assembleia aumento real Campanha Salarial PPR progeral
VEJA
TAMBÉM