Neste domingo, 2, acontecem as eleições brasileiras. Neste dia, os mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos irão às urnas para escolher, nesta ordem, deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) reforça a importância de checar os documentos necessários para participar desse ato democrático que define o futuro do país para os próximos quatro anos. Dentre as questões que precisam ser checadas pelo eleitorado estão a zona e seção eleitoral – local em que o eleitor ou a eleitora poderão exercer o direito ao voto.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou diversas frentes de consulta: seja no próprio Portal do TSE, no Whatsapp (por meio do Chatbot do TSE) ou por aplicativos da Justiça Eleitoral. Veja como fazer:
Portal do TSE
Pelo site do Tribunal é possível descobrir o local de votação na aba “Eleitor e Eleições”, na parte superior da página. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.
A página oferecerá uma série de opções, que vão desde a simples consulta ao local de votação até a pesquisa aos locais de votação para o eleitorado que solicitou o voto em trânsito e, ainda, o voto em trânsito do eleitorado militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição.
Para pesquisar, basta preencher três informações: o nome, número do título de eleitor ou CPF, data de nascimento; e nome da mãe.
Feito isso, a página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
Ainda na página principal do TSE há outra possibilidade de consulta no “Autoatendimento do Eleitor”, disponível no alto do menu “Eleitor e Eleições”, ou no conjunto de menus localizados no lado direito da capa do portal. O Autoatendimento oferece uma série de serviços remotos, diretamente pelo computador, para que não seja necessário sair de casa.
Neste caso, para realizar a consulta, basta clicar no ícone “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para obter os dados do local de votação.
e-Título
Aplicativo móvel gratuito para os celulares, o e-Título funciona como a via digital do título de eleitor. Por ele é possível acessar, de forma rápida e simples, diversas informações do eleitorado cadastradas junto à Justiça Eleitoral, entre elas o local de votação.
Para realizar a consulta, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço. Além disso, um mapa será mostrado ao fundo, basta clicar sobre o ícone azul que uma rota até o local será oferecida para facilitar a chegada da eleitora e eleitor ao local de votação.
Chatbot do WhatsApp
Parceria do TSE com o serviço de mensagens, o assistente virtual está disponível desde 2020 e oferece, entre os serviços disponíveis, a consulta ao local de votação. E funciona de forma simples: basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp ou clicar neste link e salvar o contato para receber os conteúdos do Bot.