Busca
Ditadura Militar

Próxima reunião da Comissão da Verdade ocorre nesta quarta-feira

A próxima reunião da Comissão Municipal da Verdade Alexandre Vannucchi Leme será realizada nesta quarta-feira (30), às 8h, na sala de reuniões da presidência da Câmara de Sorocaba

Assessoria PT Sorocaba

A próxima reunião da Comissão da Verdade (CV) “Alexandre Vannucchi Leme” será realizada nesta quarta-feira (30), às 8h, na sala de reuniões da presidência da Câmara de Sorocaba. A iniciativa é do presidente local do PT e da CV, vereador Izídio de Brito.

Na oportunidade, Izídio apresentará possíveis nomes de pessoas, envolvidas em algum caso de violação de direitos humanos durante o regime militar (1964-1985) no País, que irão compor a próxima mesa na Casa de Leis.

A Comissão Municipal da Verdade “Alexandre Vannucchi Leme” é presidida por Izídio de Brito, relator Anselmo Neto e membros Saulo do Afro Arts (PRP) e Neusa Maldonado (PSDB).

Primeiro debate

A primeira discussão na Câmara sobre o tema ocorreu em 28 de março, quando teve a participação do psicanalista e professor de Filosofia Daniel Lopes, precursor da criação dessa comissão no município; da jornalista Fernanda Ikedo, que produziu o documentário “Porque Lutamos!”, que conta a trajetória do estudante sorocabano Alexandre Vannucchi Leme.

Além de Lopes e Fernanda, que integram o Movimento Popular em apoio à Comissão Municipal da Verdade, ainda teve a presença dos deputados Hamilton Pereira (estadual) e Iara Bernardi (federal), ambos do PT, assim como os personagens que vivenciaram a ditadura militar, que são: Francisco Gomes, o Chico Gomes, que é ex-ferroviário sorocabano e militante da Ação Libertadora Nacional (ALN); professor Aldo Vannucchi, tio de Alexandre Vannucchi Leme, que participava da ALN, que reunia católicos e não católicos e, também, marxistas e não marxistas; e Osvaldo Francisco Noce, atuante em movimentos estudantis.

tags
alexandre vannucchi leme câmara comissão municipal da verdade Izídio de Brito PT Reunião
VEJA
TAMBÉM