Busca
Busca
Campanha Salarial

Protesto na ZF Lemforder para produção por duas horas

Mais de 150 trabalhadores do primeiro turno da ZF Lemforder, em Sorocaba, pararam a produção por duas horas nesta terça-feira, para melhoria da proposta patronal na data-base da categoria

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Tiago do Nascimento, vice-presidente do SMetal, fala com os trabalhadores sobre campanha salarial

Mais de 150 trabalhadores do primeiro turno da ZF Lemforder, instalada na zona industrial em Sorocaba, pararam a produção por duas horas (5h às 7h) nesta terça-feira, dia 23, para melhoria da proposta patronal na data-base da categoria, que está emperrada desde 1º de setembro.

A inflação dos últimos 12 meses foi de 6,35%, segundo o INPC/IBGE. A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM) reivindica a reposição integral da inflação e mais aumento real. A proposta dos grupos patronais metalúrgicos até agora se limitou a 6,35%, mesmo patamar da inflação.

Para o secretário-geral do SMetal, Leandro Candido Soares, as mobilizações que o Sindicato vêm realizando nas fábricas têm como objetivo pressionar os empresários locais para que exigem agilidade nas negociações coletivas na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Leandro destaca a participação desta terça-feira dos trabalhadores da ZF Lemforder. “Com o apoio dos metalúrgicos, como foi hoje, vamos garantir aumento real para a categoria.”

A ZF Lemforder, um das três plantas da multinacional alemã em Sorocaba, emprega mais de 630 metalúrgicos e produz componentes de suspensão e direção para as montadoras de veículos.

A assembleia na Bardella contou com a participação do deputado Hamilton Pereira e do vereador Francisco França, ambos do PT. Nas eleições deste ano eles são, respectivamente, candidatos a deputado federal e deputado estadual.

Bardella

Na segunda-feira, dia 22, das 7h às 8h, houve protesto na Bardella, em Sorocaba, com a participação de cerca de 500 metalúrgicos do primeiro turno. O objetivo também foi mobilizar a categoria para exigir avanços nas propostas patronais.

A Bardella tem atualmente aproximadamente 750 funcionários e produz equipamentos para os setores de energia, petróleo e gás.

Voto consciente

Nas assembleias, os membros do Sindicato também mencionaram a respeito das eleições deste ano e importância do metalúrgico votar de forma consciente. “Reconhecer os avanços que já foram realizados no País e a confiança de mais mudanças em prol da sociedade têm que ser levados em conta na hora do voto”, diz o presidente do SMetal, Ademilson Terto da Silva.

“É o nosso dever alertar os trabalhadores o que está envolvido nas eleições deste ano e, com isso, orientá-los ao voto que vai beneficiar, de fato, toda a população brasileira, e não apenas um grupo específico”, conclui.

tags
Campanha Salarial ZF Lemforder
VEJA
TAMBÉM