Busca
Sorocaba

Protesto garante prorrogação do prazo de cadastro em programa habitacional

Um protesto realizado na tarde desta sexta-feira, dia 20, na Avenida Afonso Vergueiro, garantiu a prorrogação do cadastro para o programa habitacional Residencial Jardim Altos do Ipanema II

Imprensa SMetal
Vagner Santos/Imprensa SMetal

Cerca de 30 pessoas fecharam as vias nos dois sentidos da Avenida Afonso Vergueiro. Milhares ainda aguardavam atendimento na fila

Um protesto realizado na tarde desta sexta-feira, dia 20, na Avenida Afonso Vergueiro, garantiu a prorrogação do cadastro para o programa habitacional Residencial Jardim Altos do Ipanema II. As inscrições, que iriam até este sábado, dia 21, foram prorrogadas até quarta-feira, dia 25.

Durante o dia todo, os moradores sorocabanos que queriam concorrer às vagas remanescentes do programa criticavam a desorganização da Prefeitura de Sorocaba no preenchimento da inscrição.

De acordo com a estudante Daniela de Lima, 29 anos, que estava na fila desde as 8h, o protesto começou após as pessoas que aguardavam atendimento serem informadas de que a distribuição de senhas havia sido cancelada às 14h.

“No edital informava que a distribuição das senhas iria até as 15h, e eles chegam assim, do nada, e falam que não vão distribuir mais senhas? Isso é um descaso da prefeitura com a população, uma tremenda falta de respeito, eu estou aqui desde as 8h da manhã”, critica.

No momento do anúncio, cerca de duas mil pessoas aguardavam na fila, que dava a volta no quarteirão, para retirar a senha, e cerca de 30 pessoas fecharam as vias nos dois sentidos da Avenida Afonso Vergueiro em protesto. Indignada, a auxiliar de limpeza Sandra Dutra explicou à Imprensa SMetal que estava há dois dias tentando ser atendida.

“Ontem de manhã eu estava tomando soro no posto de saúde, sai correndo de lá e cheguei aqui às 11h, esperei até meia noite, até que fui informada para voltar no dia seguinte. Retornei hoje pela manhã, por volta das 9h, com todos os documentos corretos e, às 14h, eles não me deixaram entrar e informaram que não haveria mais distribuição de senha”, lamenta.

Na fila era comum encontrar pessoas com crianças tentando se esconder do sol, improvisando o almoço com lanches e revezando o lugar para poder usar os banheiros de comércios próximos.

“Aqui não tem nenhum banheiro químico para nos ajudar, não tem uma água potável para bebermos. Quando é festa, eles colocam tudo isso para o povo, agora a gente está atrás do nosso sonho aqui, ficamos à mercê da vontade da Prefeitura”, conta a dona de casa Francisca Souza, de 47 anos.

Prorrogação

Devido a grande procura e reclamação dos interessados, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) decidiu prorrogar até a próxima quarta-feira, dia 25,o prazo das inscrições para preenchimento das 500 vagas remanescentes e 200 de cadastro reserva do residencial, que faz parte do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. Inicialmente, as inscrições seriam encerradas ao meio-dia deste sábado, dia 21.

Segundo a Sehab, o atendimento passará a ser feito por meio da distribuição de senhas. Serão mil senhas por dia, a partir deste sábado, dia 20, até quarta-feira, dia 25. No domingo não haverá atendimento. O cadastramento está sendo feito na unidade descentralizada da Secretaria de Habitação que fica na Avenida Afonso Vergueiro, 1238, na antiga sede do CEI-16.

A Secretaria orienta que os interessados levem a documentação completa exigida no edital, que pode ser conferida aqui www.habitacao.sorocaba.sp.gov.br/nossacasa/

Apartamentos e sorteio

Os apartamentos têm 47 m², divididos em sala, cozinha, banheiro e dois quartos, além de vaga de garagem. A Caixa Econômica Federal é a financiadora e 94% do valor do imóvel são subsidiados pelos governos Federal (Minha Casa Minha Vida) e Estadual (Casa Paulista). A diferença fica por conta do proprietário, que quita a dívida em parcelas mensais correspondentes a até 5% da renda familiar, ao longo de dez anos.

Protesto garante prorrogação do prazo de cadastro em programa habitacional

tags
altos cadastro casa habitaçao habitacional Ipanema moradia morador programa prorrogada protesto Sorocaba
VEJA
TAMBÉM