Em pauta

Proposta de PPR é reprovada pelos metalúrgicos da PGG

Durante a assembleia desta terça, 26, o dirigente do SMetal conversou com trabalhadores e apresentou suas reivindicações aos representantes da fábrica

Daniela Gaspari/Imprensa SMetal

A PPG tem cerca de 120 trabalhadores e fica na Zona Industrial de Sorocaba; proposta de PPR foi rejeitada em assembleia nesta terça, 26

Foi reprovada na manhã desta terça-feira, dia 26, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2023 da PGG, em Sorocaba. Ainda durante a assembleia, o dirigente responsável pelas negociações, Alessandro Marcelo Nunes, conversou com trabalhadores e apresentou suas reivindicações aos representantes da fábrica.

“Conversamos com a RH, que se comprometeu a apresentar a proposta dos metalúrgicos aos negociadores e dar uma resposta ainda nesta semana. A reivindicação dos trabalhadores é referente ao valor e, principalmente, à primeira parcela do Programa”, explicou Marcelinho.

De acordo com ele, a empresa atua em três segmentos – de autopeças, linha branca e de cabos para a construção civil. Os representantes da PGG alegam que somente o terceiro ramo, com a Telefio, não sofreu queda na produção.

“Mesmo assim, conseguimos negociar melhorias em comparação ao ano passado, só que os trabalhadores demonstraram que o Programa ainda não atende às suas expectativas e decisão deles é soberana. Por isso, retomamos imediatamente às discussões”, assegurou o dirigente.

Campanha Salarial 2023

Durante a assembleia, Marcelinho e o Secretário de Organização do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), Izídio de Brito Correia, trataram ainda das novidades da Campanha Salarial de 2023. A empresa PGG está cadastrada no Grupo 3, que tem Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com vigência até agosto de 2024.

“Sobre as cláusulas sociais, nossa proposta é ampliar a vigência até 2025. Na questão econômica, até o momento, o setor patronal apresentou condições de chegar somente à inflação, que foi de 4,06% em 12 meses, mas estamos lutando pelo aumento real do trabalho e é a mobilização do trabalhador que trará avanços”, afirma Izídio.

Segundo ele, outras pautas importantes estão sendo discutidas com as bancadas patronais, como a valorização do piso de entrada e também o fim do teto salarial.

O tema das negociações deste ano é “A Luta Continua Pela Reconstrução dos Direitos, dos Salários e da Democracia” e os eixos aprovados são: reposição da inflação; aumento real; valorização dos pisos salariais; valorização das Convenções Coletivas de Trabalho; redução de jornada sem redução de salário e redução dos juros.

A PPG tem cerca de 120 trabalhadores e fica na Zona Industrial de Sorocaba.

assembleia marcelinho PGG plr programa reprovada resultado sindicato SMETAL Sorocaba