Os trabalhadores da Evamo Tecnologia de bombas automotivas aprovaram na manhã desta segunda-feira, dia 10, a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2023.
Instalada em Sorocaba em 2022, é o segundo ano consecutivo no qual o benefício é negociado pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), seguindo todos os critérios definidos pela categoria em assembleia geral.
Wagner Bueno, dirigente do SMetal responsável pelas negociações com a empresa, contou que a crise causada pela na legislação ambiental para motores de veículos pesados (caminhões e ônibus) referente à tecnologia Euro 6, juntamente com altas taxas de juros, que impactam na venda de caminhões, dificultou as discussões do PPR neste ano.
“A especialidade da empresa é de peças de reposição para pesados e, durante as negociações, fomos informados sobre uma queda de quase 60% na produção. De forma responsável, conseguimos barrar a possibilidade de redução do valor do PPR e negociar uma proposta que não prejudicasse ainda mais a empresa e que, ao mesmo tempo, atendesse às reivindicações dos trabalhadores”, assegurou.
A primeira parcela será paga no mês de julho e representa 60% do valor total do Programa. A segunda, que é atrelada às metas e indicadores, em fevereiro de 2024. Os valores e indicadores da proposta não são divulgados para não influenciar outras negociações em andamento na categoria.
Instalada em Sorocaba em 2022, a Evamo é fabricante de bombas de óleo para veículos utilitários, tem cerca de 35 trabalhadores e fica na Zona Industrial.