Os trabalhadores da autopeça NAL do Brasil, em Sorocaba, aprovaram a proposta do Programa de Participação nos Resultados (PPR) para 2021 e de aumento no vale alimentação, negociada pela diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A votação aconteceu pela internet, no Portal SMetal, e ficou disponível por 24 horas, entre os dias 15 e 16 de julho.
O resultado da assembleia eletrônica foi o seguinte: 243 (79,93%) metalúrgicos foram favoráveis à proposta; 53 (17,43%) contrários e outros 8 (2,63%) preferiram se abster da decisão. 304 dos 426 (71,36% de quórum) trabalhadores que estavam aptos a votar participaram da assembleia.
A primeira parcela do PPR será paga ainda no mês de julho e a segunda, atrelada às metas, em dezembro deste ano. Os valores do PPR não são divulgados para não prejudicar negociações em andamentos em outras empresas da categoria, nem expor o trabalhador.
A votação foi realizada a partir do sistema de assembleia eletrônica desenvolvido pelo SMetal, em parceria com a Pandora Soluções, uma empresa de tecnologia especializada. A plataforma faz uso de criptografia de ponta, garantindo segurança, privacidade e auditabilidade.
Inaugurada em Sorocaba em 2018, a fábrica NAL do Brasil pertence ao grupo japonês Koito, líder do mercado mundial na fabricação de faróis automotivos. A empresa fica no Jardim Ibiti do Paço e tem mais de 420 trabalhadores.