Os trabalhadores da Moto Peças, empresa metalúrgica em Sorocaba, aprovaram nesta terça-feira, 28, uma proposta de calendário de dias pontes para 2024, na qual os trabalhadores possam folgar nos feriados prolongados. O acordo foi negociado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal).
A proposta foi apresentada aos trabalhadores pelo dirigente sindical Nelson Aparecido Navarro, membro do Comitê Sindical da Empresa (CSE) Moto Peças. Além dele, também esteve presente na assembleia o diretor executivo do SMetal, Francisco Lucrécio Junior Saldanha. Juntos, eles foram responsáveis pela negociação com a empresa.
“Com a aprovação do calendário de compensação de dias pontes, os trabalhadores conseguem se organizar melhor para terem momentos de lazer com seus familiares”, afirmou Nelson.
O acordo de calendário de compensação de dias pontes é negociado anualmente pelo SMetal, e oferece maior flexibilidade aos trabalhadores, sem sobrecarregar a jornada de trabalho.
Campanha Salarial
Durante a assembleia, Saldanha aproveitou para falar, também, de como estão as negociações da Campanha Salarial 2023 com a Moto Peças. De acordo com o diretor executivo, a empresa propôs apenas um reajuste salarial de 5%, percentual abaixo da expectativa dos metalúrgicos, que buscam um aumento real superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
“Na nossa categoria, nenhuma empresa fechou a negociação com 5%, e não vamos fazer isso com a Moto Peças”, disse. A direção do SMetal aguarda, agora, mais um posicionamento da empresa para realizar uma nova assembleia com os trabalhadores.
Localizada no bairro Iporanga, em Sorocaba, a Moto Peças possui cerca de 200 trabalhadores.