Busca
Decisão judicial

Propaganda eleitoral do PSDB com Lippi é regular

A irregularidade estaria no fato de ser utilizada nos folhetos a foto do ex-prefeito e hoje deputado federal Vitor Lippi, do PSDB, com tamanho superior à imagem do próprio candidato João Leandro

Jornal Cruzeiro do Sul
Luiz Setti/Arquivo JCS

Juiz julga como irregular propaganda eleitoral em que o deputado federal Vitor Lippi está ao lado do candidato a prefeitura de Sorocaba, João Leandro

O Juiz eleitoral Douglas Augusto dos Santos julgou improcedente uma representação apresentada pela coligação Por Sorocaba Vale a Pena, formada pelos partidos PSC, PSL, PRTB e PTdoB, contra o candidato à Prefeitura de Sorocaba pelo PSDB, João Leandro da Costa Filho, por propaganda irregular em panfletos distribuídos em ruas e residências. De acordo com os denunciantes, que integram a coligação do candidato ao Executivo sorocabano pelo PRB, Hélio Godoy, a suposta irregularidade estaria no fato de ser utilizada nos folhetos a foto do ex-prefeito e hoje deputado federal Vitor Lippi, do PSDB (foto), com tamanho superior à imagem do próprio candidato, o que levaria o eleitor a erro, porque, ainda segundo a denúncia, não se pode perceber no folheto quem realmente está concorrendo ao cargo de prefeito, na eleição municipal de 2016.

Com a régua – A segunda denúncia apresentada pela coligação refere-se ao fato de que o tamanho do nome do candidato a vice-prefeito na chapa tucana seria inferior a 30% do nome do candidato a prefeito, ferindo a legislação eleitoral. A coligação denunciante pediu à Justiça a suspensão imediata da distribuição do material, além da aplicação de multa. O juiz eleitoral, entretanto, julgou que as denúncias não apontavam nenhuma irregularidade.

Reprise – A interrupção da transmissão das sessões da Câmara Municipal na rádio e na TV culminou com uma discussão entre os vereadores Carlos Leite (PT) e Irineu Toledo (PRB). Enquanto discursava na tribuna, criticando a falta de limpeza nas linhas férreas da cidade, nesta quinta-feira (1º), Leite foi questionado por Toledo sobre o motivo dele se manifestar sem a transmissão de TV. A interrupção irritou o petista, que se exaltou: “Eu sou vereador até o dia 31 de dezembro. Se o vereador não quer falar na tribuna porque não tem televisão, eu falo com a mesma empolgação.”

Mesmo sem TV – Toledo, no entanto, respondeu que Leite não entende o que os sensatos falam por ser “petista e esquerdista”. Ele destacou que tem criticado a retirada da TV Câmara do ar, porque as discussões no plenário deveriam chegar a toda a cidade. “Nem todos podem estar aqui na Câmara, só que Vossa Excelência não tem essa sensatez e prefere atacar a pessoa deste vereador.” O petista retrucou, dizendo que a ausência da TV não deve limitar os trabalhos do Legislativo. “Tem muitas câmaras que não têm televisão, mas os vereadores têm que lutar da mesma forma”, concluiu.

Debate no Cruzeiro – Continuam abertas as inscrições para as pessoas interessadas em acompanhar o debate entre os candidatos a prefeito de Votorantim no auditório do Cruzeiro do Sul, na próxima segunda-feira, a partir das 20h. Para se inscrever, basta telefonar das 8h30 às 18h para (15) 2102-5059 e informar o nome e número do RG (falar com Jeiza). Os lugares são limitados. O debate é uma realização conjunta do jornal Cruzeiro do Sul e Cruzeiro FM 92,3.

tags
candidato imagem jorao leandro propaganda irregular PSDB
VEJA
TAMBÉM