Busca
Direção SMetal

Promessa de campanha é compromisso sindical

Em 2021 foi apresentada à categoria uma proposta com os objetivos e responsabilidades com as quais os sindicalistas se comprometeram. De lá para cá, muita coisa avançou; confira

Caroline Queiróz Tomaz/Imprensa SMetal
Imprensa SMetal

Um time com cerca de 70 dirigentes sindicais, sendo sete metalúrgicos na Direção Executiva, se uniu para criar um projeto de ação para o período de 2021 até 2025.

Com o slogan “Juntos hoje pelos direitos do amanhã”, a direção do SMetal, eleita como Chapa 1, trabalha nesta gestão propostas que contemplam áreas como saúde, segurança, comunicação e desenvolvimento industrial.

Quem chegou na fábrica após março de 2021, pode não se lembrar, mas nesta data a categoria metalúrgica teve uma importante missão: eleger uma nova direção para o SMetal. À época, um time com cerca de 70 dirigentes sindicais, sendo sete metalúrgicos na Direção Executiva, se uniu para criar um projeto de ação para o período de 2021 até 2025.

Foi apresentada à categoria uma proposta com os objetivos e responsabilidades com as quais os sindicalistas se comprometeram. Ao todo, foram 29 propostas gerais, enquadradas em seis eixos principais.

Esses fundamentos norteiam as discussões de planejamento da diretoria do SMetal e servem como bússola para o trabalho da entidade. Dentre as prioridades desta gestão estão:

Além dos eixos gerais, que contam com uma proposta para toda a categoria, cada um dos grupos que compõem os CSE’s também produziram propostas específicas por fábricas. Esses compromissos você pode conferir no QR Code ao lado.

“É importante ressaltar que as pessoas que hoje compõem este Sindicato foram eleitas nas fábricas para executar as propostas de campanha e os objetivos internos de cada CSE. É com o voto de confiança do trabalhador que a gente levanta todos os dias para trabalhar, portanto, as propostas são compromissos sindicais”, afirma Silvio Ferreira, secretário-geral do SMetal.

Para ele, todas as conquistas do SMetal até aqui passaram pela construção de um sindicato forte e atuante. Silvio enfatiza que muitos trabalhadores vieram de empregos em outras categorias e, de certa forma, não possuíam participação ativa na atuação do seu sindicato. “O SMetal tem o compromisso democrático de construir as propostas junto à sua categoria, colocando como prioridade as necessidades dos metalúrgicos e metalúrgicas”, diz.

O secretário-geral pontua, ainda, que este sindicato está de portas abertas para aqueles que quiserem somar forças na luta em defesa da classe trabalhadora. Ele relembra a “Carta Compromisso”, um documento escrito pela chapa e divulgado no período de campanha com propostas para essa gestão. Confira aqui as propostas por CSE.

Leia aqui a Carta Compromisso Chapa 1 – 2021 a 2025.

“A Chapa 1 se apresenta a cada um de vocês para reafirmar um importante compromisso: o da representação. Isso significa trabalhar todos os dias para garantir que o seu emprego, a sua renda e a sua saúde estejam protegidas, especialmente em momentos de crise”

 

tags
conquistas direção direitos gestão 2021-2025 mobilização Propostas saúde SMETAL
VEJA
TAMBÉM