Busca
Busca
Saúde do Trabalhador

Projeto prevê que SAMU atenda casos de acidentes de trabalho

Na terça-feira, dia 13, os vereadores derrubaram o veto ao projeto de lei do vereador Izídio de Brito, que obriga as empresas instaladas em Sorocaba a acionarem o SAMU em casos de acidente de trabalho

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa SMetal

Representação: Projeto é de autoria do vereador Izídio

Na sessão desta terça-feira, dia 13, os vereadores derrubaram o veto do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB) contrário ao projeto de lei do vereador metalúrgico Izídio de Brito (PT), que obriga as empresas instaladas em Sorocaba a acionarem o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em casos de acidente de trabalho.

De acordo com Izídio, o projeto tem por objetivo qualificar o atendimento ao trabalhador a partir do transporte do local do acidente até a unidade de atendimento. Além disso, com o acionamento do SAMU, as estatísticas sobre esse tipo de ocorrência estariam disponíveis no serviço público para futuros levantamentos sobre acidentes ocupacionais.

Na justificativa do veto, o Executivo alegou que o projeto invade a competência da União sobre Direito do Trabalho. Com a derrubada do veto, no entanto, o projeto pode se tornar lei ao ser sancionado pelo presidente do Legislativo.

Nesses casos, no entanto, Pannunzio tem acionado a justiça, por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para fazer valer seus vetos a projetos de vereadores.

tags
Acidente de Trabalho Atendimento Móvel câmara de brito izidio Projeto de Lei samu saúde Sorocaba trabalhador urgencia
VEJA
TAMBÉM