Busca
Saúde

Projeto do Hospital Municipal reúne 26 mil assinaturas

Protocolo do projeto de lei na Câmara Municipal será nesta terça-feira, dia 15, às 10h

Imprensa SMetal
Foguinho/Imprensa Smetal
Contagem das assinaturas foi realizada sábado, dia 12, no Sindicato dos Metalúrgicos; mas ainda dá tempo do eleitor aderir ao projeto de lei

Contagem das assinaturas foi realizada sábado, dia 12, no Sindicato dos Metalúrgicos; mas ainda dá tempo do eleitor aderir ao projeto de lei

Após dois meses de coleta de assinaturas em vários locais da cidade, o projeto de lei de iniciativa popular que pede a construção de um hospital público municipal de Sorocaba reuniu mais de 26 mil adesões de eleitores.

A contagem foi feita na manhã deste sábado, 12, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, que é um dos coordenadores da iniciativa.

Na terça-feira, dia 15, às 10h, o projeto será protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba. Até lá, a campanha continuará recebendo as últimas listas de assinaturas, que ainda estão circulando em fábricas, associações e com lideranças comunitárias. A sede do Sindicato dos Metalúrgicos é um posto de adesão.

“Poderíamos ter coletado muitas mais assinaturas, mas o projeto exige que a pessoa preencha o número do título de eleitor, o que dificulta a adesão nas fábricas e outros locais, visto que não é costume a pessoa andar com o documento”, afirma Ademilson Terto da Silva, presidente do sindicato.

Inicialmente, a campanha previu fazer o balanço da campanha em praça pública, mas a chuva na manhã deste sábado mudou os planos da coordenação e dos voluntários, que fizeram a contagem na sede do Sindicato.

Próximos passos
Além de protocolar o projeto na Câmara de vereadores na terça, a coordenação da campanha deverá, ainda sem data definida, procurar todos os pré-candidatos a prefeito de Sorocaba para cobrar deles o compromisso com a construção do hospital.

Também nos próximos dias, a campanha pró-hospital deverá criar uma coordenação específica para acompanhar o trâmite do projeto na Câmara e, depois, na Prefeitura.

“Pedir a construção do hospital municipal não significa defender o fim dos convênios existentes da Prefeitura com outros hospitais, como a Santa Casa. Os serviços não são excludentes. Queremos somar”, explica Terto.

Trâmite do projeto
O vereador Izídio de Brito (PT), presente na contagem das assinaturas, comprometeu-se a pedir urgência para o projeto de lei junto às comissões e à Mesa Diretora da Câmara Municipal.

O vereador petista é autor de uma emenda, aprovada nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Sorocaba, em junho de 2011, que prevê a construção do hospital. Mas a emenda não foi executada pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB). Izídio também apresentou uma emenda ao Orçamento deste ano sobre o mesmo tema, mas a proposta foi derrubada em plenário.

“Agora, vamos pedir urgência e acompanhar o andamento do projeto nas comissões de Justiça, Finanças, Obras e Saúde. Ao mesmo tempo, vamos garantir que esse projeto de iniciativa popular se desdobre em uma emenda ao Orçamento Municipal para 2013”, afirma Izídio.

6 mil folhas
As 26 mil assinaturas do projeto estão distribuídas em cerca de 6 mil folhas tamanho A4, onde constam um cabeçalho padrão sobre a criação do hospital municipal, o nome e a assinatura do eleitor de Sorocaba, o número do título eleitoral, a zona e a seção de votação.

Para dar entrada na Câmara, o projeto de lei de iniciativa popular precisa ter a adesão de pelo menos 5% do eleitorado de Sorocaba. Como a estimativa de eleitores da cidade este ano é de 440 mil pessoas, os 5% representam 22 mil assinaturas.

Para ter uma margem de segurança contra equívocos no preenchimento das folhas do projeto, a campanha do hospital trabalhou com a meta de 25 mil assinaturas, que já foi superada com as 26 mil adesões apuradas neste sábado.

Informações sobre adesões de última hora podem ser obtidas pelo telefone (15) 3334-5400

tags
Hospital Municipal izidio saúde
VEJA
TAMBÉM