Busca
Busca
Meio ambiente

Projeto coleta 10 mil litros de óleo residual por mês em Sorocaba

Com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos e do Cruzeiro do Sul, o projeto criado há quase 2 anos, tem como objetivo minimizar os danos causados ao meio ambiente através do descarte consciente de óleo

Imprensa SMetal
foguinho/Imprensa SMetal

A maior parte de coleta de óleo é feita nas escolas

Cerca de 10 mil litros de óleo, por mês, são recolhidos pelo Ceadec (Centro de Estudos de Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania de Sorocaba e região) nos 170 Locais de Entrega Voluntária, distribuídos pela cidade.

O projeto “Limpa Óleo”, criado há quase dois anos pelo Ceadec, conta com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos e do Jornal Cruzeiro do Sul e tem por objetivo minimizar danos ambientais por meio do descarte correto de óleo residual de fritura.

Conforme explica a diretora presidente do Ceadec, Rita de Cássia Gonçalves Viana, a maior parte da coleta de óleo é feita em escolas de Sorocaba, que efetuam um trabalho de conscientização ambiental com seus alunos.

Ela destaca também a importância do apoio do SMetal ao projeto, pois a entidade, além de lidar com as questões que envolvem diretamente os trabalhadores, está também envolvida com a questão social, procurando sempre destacar a preocupação ambiental em suas atividades.

O óleo deve ser colocado em embalagens de garrafa PET e depositado nesses locais específicos. Eles são coletados semanalmente e as garrafas são levadas até a Divisão Óleo da Rede Solidária Cata-Vida, que fica na Rua Chile, nº 401, onde passa por um processo de filtragem e clareamento, processo de responsabilidade da equipe do Ceadec.
“Após todo esse processo ele é utilizado na produção de ração para animais. Essa reciclagem é um importante trabalho também para geração de renda”, conclui Rita.

Por que não jogar diretamente na rede de esgoto?
São vários os motivos para se dar destinação ambientalmente adequada ao óleo residual de cozinha.

Confira alguns:
1. Ajuda a manter a oxigenação da água dos rios;
2. Evita os entupimentos de canos de água e problemas de drenagem nas cidades;
3. Impede a contaminação do solo, que, com o óleo, se torna nocivo para plantas e animais;
4. Garante uma diminuição do material passível de reciclagem que erroneamente vai para o aterro sanitário e possibilita redução nos gastos com tratamento de esgoto, trazendo uma economia para os cofres públicos.
5. Estudos mostram que apenas 1 litro de óleo pode contaminar cerca de 1 milhão de litros de água.

tags
ceadec coleta coleta seletiva meio ambiente mil litros oleo sustentabilidade
VEJA
TAMBÉM