O Programa Verde e Amarelo, a MP 905, do governo Bolsonaro pode tirar seu emprego. Isso porque a medida cria possibilidade de que as empresas substituam até 20% dos atuais trabalhadores, que têm direitos consolidados, por novos funcionários, com salários menores e direitos reduzidos.
Em teoria, a MP 905 só vale para criação de novas vagas. No entanto, o economista Fernando Lima, da subseção Dieese do SMetal, explica que não há mecanismos suficientes para impedir que as empresas façam substituições. “Por exemplo, uma empresa cria 10 novas vagas pelo Programa Verde e Amarelo e, ao longo de dois anos, demite 5 funcionários antigos, na prática, ela teria como argumentar que teve um saldo positivo de ter gerado mais emprego”.
Considerando que a categoria metalúrgica tem cerca de 36 mil trabalhadores, com a MP 905, em dois anos, 7,2 mil metalúrgicos podem perder seus empregos.
Veja abaixo os principais pontos da MP 905 e como ela cria trabalhadores mais barato e com menos direitos:
MP 905 também acaba com seus direitos
Além do risco de serem substituídos, os trabalhadores atuais perdem vários direitos com o Programa Verde e Amarelo. Confira ao lado principais mudanças implantadas por Bolsonaro e como elas afetam sua vida: