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Produção de veículos é maior que vendas

Apesar do crescimento nas vendas, ritmo da produção é maior, sinalizando aumento nos estoques

Imprensa SMetal
Foguinho

A produção de veículos no Brasil, em fevereiro, apresentou alta de 18,7% em comparação com o mês anterior. A conclusão é de pesquisa feita pela subseção do Dieese do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), baseada em dados fornecidos pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). A produção também supera em 16,9% o resultado do mesmo período em 2013.

“O nosso trabalho faz uma análise em três dimensões: produção, vendas e exportações. O que pudemos observar é que o crescimento da produção foi consideravelmente maior que janeiro e que o mesmo período no ano passado”, relata o economista Fernando Lima, responsável pela subseção do Dieese.

Em relação aos tipos de veículos, a produção de ônibus foi a que mais teve aumento, chegando a 54,4%. Os automóveis tiveram alta de 21,7% na produção, enquanto comerciais leves registraram crescimento de 7,9% e caminhões 9,8%. Em comparação com fevereiro de 2013, os aumentos foram de 23,1% para ônibus, 20,4% para automóveis, 8,5% para caminhões e 5,7% para comerciais leves.

Apesar do avanço na produção, o acumulado de 2014, que representa a produção de janeiro e fevereiro, é menor do que em 2013. A queda foi de 2,7% no geral, com baixas nos segmentos de ônibus (-0,4%), automóveis (-3,2%) e comerciais leves (-3,8%). O único balanço positivo foi em comparação aos caminhões, que registrou alta de 8,9%.

Segundo Lima, houve ainda um crescimento nas vendas de veículos nesse primeiro bimestre de 2014, porém em descompasso com o rimo da produção, o que pode significar um aumento nos estoques das montadoras. Se comparado ao mesmo período de 2013, o crescimento de licenciamentos foi de 4,6%. Os responsáveis foram os comerciais leves, que tiveram alta de 15,3% de emplacamentos, e automóveis, com 2,1%. Já caminhões (-3,9) e ônibus (-1,8%) seguraram o crescimento, mas devem voltar a ter um movimento positivo a partir de agora.

“A venda de ônibus e caminhões tende a ser reestabelecida, pois o Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos), que é a principal fonte de financiamento para esses tipos de veículos e no início do ano havia sido interrompido por conta de mudanças, interrompendo a concessão de crédito e ocasionando a queda nas vendas, já está normalizado”, explica o economista.

Exportações em queda

Enquanto a produção caminha em ritmo normal, o mesmo não acontece com as exportações de veículos. No primeiro bimestre deste ano, queda nas vendas para o exterior foi de 24%. O número também é negativo na comparação entre os meses de fevereiro de 2014 e 2013, com baixa de 9%. “A exportação está com problemas, pois a Argentina, que é o principal destino dos nossos veículos, impôs uma série de restrições às importações que impactaram as montadoras brasileiras”, explica Lima, que aponta também a instabilidade econômica daquele país como um dos fatores que contribuíram para a baixa exportação.

Etios em alta

A pesquisa da subseção do Dieese mostra que o Toyota Etios, automóvel produzido na planta da montadora japonesa em Sorocaba, também está em alta. Segundo os dados da Fenabrave, no acumulado de 2014 as vendas do modelo, incluindo hatch e sedan, foram 29,6% maiores que no ano passado.

No mês de fevereiro, o veículo teve crescimento de 18,1% sobre o mesmo período em 2013. Já em comparação ao mês de janeiro, houve queda de 6%. “Isso se deve às promoções de início de ano para reduzir o estoque, o que fez aumentar as vendas no primeiro mês”, justifica Fernando Lima.

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